Todos nós pertencemos a diversas origens e grupos, e sempre nos relacionamos com pessoas de personalidade, comportamentos e interesses diferentes. E, aprender a entender e a identificar traços comportamentais, tem sido um desafio para a maioria das empresas.
Com isso, no meio corporativo, os analistas comportamentais vêm ganhando mais destaque e importância à medida que eles são considerados os profissionais mais apropriados para identificar e relatar com precisão sobre perfis pessoais a partir de uma análise comportamental.
Por isso, nesse artigo você vai descobrir as 10 coisas que os profissionais não sabem sobre o analista comportamental.
Então, leia este artigo até o final.
10 Coisas Que Os Profissionais Não Sabem Sobre o Analista Comportamental
1 – Primeiramente, você precisa compreender que o analista comportamental é um profissional preparado com Curso de Formação em Análise Comportamental para fazer as melhores intervenções com base nas teorias do comportamento humano.
2 – Ele é capaz de colocar a pessoa certa no local certo, não apenas observando o currículo e a formação do candidato, mas acima de tudo, focando no perfil comportamental de cada um. Sempre agregando valor em seu trabalho, um atributo altamente valorizado atualmente.
3 – Como o mercado está mais competitivo, o analista comportamental ajuda você ou sua empresa a encontrar novas maneiras de se elevar a produtividade e a ganhar tempo em seu dia a dia.
4 – É importante que você saiba que o analista comportamental não precisa ser um psicólogo, ele pode ter qualquer curso superior como, na área da saúde, administração, educação, dentre outros.
5 – O analista comportamental trabalha com testes, práticas e dinâmicas para identificar as habilidades e capacidades individuais de cada indivíduo. De modo que a pessoa foco seja capaz de entregar algo de muita qualidade no meio em que estiver.
6 – Na análise comportamental, os analistas não são pessimistas, mas são realistas, enxergando o que pode dar certo e errado, na colocação das pessoas nas organizações.
7 – Eles são pessoas focadas e exatas no apontamento de pontos de melhorias das pessoas, isso com base nos processos a serem pensados e executados, com foco na otimização de resultados da organização.
8 – O analista comportamental, naturalmente, tem uma memória muito boa e se posiciona como especialista que tem datas, dados, horários etc, sabendo a fundo sobre certas situações, pessoas e contextos.
9 – Eles são excelentes na gestão de riscos, pois, antecipadamente, eles colocam em forma de relatórios e laudos sobre as situações e consequências prováveis de ocorrer em dado contexto ou momento.
10 – Eles são pessoas que aprofundam na busca do conhecimento quando querem propor ou fazer algo novo para uma organização, ou seja, eles têm muito “os pés no chão”.
Você pode notar que a preocupação geral das empresas é contratar um profissional que possa gerar ótimos resultados. Por isso, a importância do trabalho do analista comportamental para agregar valor ao identificar quais são as pessoas com maiores virtudes e potencial de apresentar a performance requerida pela empresa.
E, você tem interesse em se tornar um Analista Comportamental certificado pela Metodologia DISC? Fale já com os nossos consultores e inscreva-se para a próxima turma.