People Analytics: Porque você precisa aprender sobre esse conceito
Quando mencionamos uma gestão de pessoas eficiente, a tendência é que se fale sobre um ambiente produtivo, engajado e harmônico. Isso se deve ao fato de que, independente do ramo de atuação, todas as empresas são constituídas por capital humano, portanto devem existir estratégias para lidar com situações diversas. Uma dessas estratégias seria justamente fazer com o setor de RH ou a organização em si acompanhe as tendências mundiais relacionadas ao assunto, como é o caso do People Analytics, termo cada vez mais comum nessa área.
Mas afinal, o que é o People Analytics?
People Analytics: o Conceito e a Importância para o RH
De maneira resumida, o People Analytics é um processo que fornece as informações necessárias para que setores como o RH e gestão da empresa consigam tomar decisões mais estratégicas, tendo mais agilidade e assertividade.
Através dessa coleta de dados e informações de todos os colaboradores e da visualização de indicadores como produtividade, clima organizacional e engajamento, é possível enxergar cada um de maneira mais específica detalhada, e assim traçar planos e estratégias que possibilitem melhorias gerais na empresa e na equipe.
Investir no uso dessa ferramenta pode melhorar positivamente os resultados da organização, reduzir as falhas, indicadores baixos e gastos desnecessários. Além disso, poderá resultar na redução de conflitos internos e promoção da marca empregadora.
Outro benefício muito relevante, que pode ser ressaltado na adesão da ferramenta, é a melhoria de diversos processos dentro do RH da empresa, por exemplo, de Recrutamento e Seleção. Utilizar a análise de pessoas possibilita realizá-lo de forma mais aprofundada e criteriosa, encontrando, assim, profissionais mais alinhados ao perfil e propósito da empresa.
Agora, tratando da performance dos colaboradores, o RH pode evitar desligamentos repentinos, insatisfação e promover uma melhoria contínua, já que a gestão passa a identificar os problemas com mais facilidade e encontrar soluções mais ágeis.
E como implantar na empresa?
Sabemos que a tecnologia tem estado cada vez mais presente e se tornado uma grande aliada na administração das empresas. Isso vale também para o setor de Recursos Humanos.
Trazendo um exemplo, podemos citar a ferramenta de mapeamento comportamentalProfiler, um sistema que traz, de forma tangível, relatórios e informações relevantes, indicadores detalhados sobre colaboradores, além de auxiliar em processos de recrutamento e seleção, análise de performance e avaliação de desempenho.
Além de permitir obter todos os resultados de maneira precisa e assertiva, a ferramenta também permite interpretar o momento situacional exato de cada um dos avaliados, ou seja, o “feeling” deixa de ser usado para as disposições do RH e ele passa a usar métricas comprovadas de maneira assertiva, para tomar as decisões de forma concreta e correta com o ProfilerDISC.