A Gestão Comportamental alinhada à gestão estratégica de pessoas: entenda!
Hoje, gerenciar o capital humano das organizações é essencial para o sucesso do negócio, pois as pessoas são o bem maior de qualquer organização.
Com isso, é fundamental ter uma Gestão Comportamental, bem como dos candidatos a serem contratados pela empresa, de modo a ter as pessoas certas e no cargo certo.
Pois sabemos que contratações erradas, ou um colaborador no cargo errado leva a desperdícios de recursos; o que leva à ineficiência do negócio. E, isso os gestores não querem!
Por isso, veja nesse artigo sobre a Gestão Comportamental alinhada à gestão estratégica de pessoas, sobre sua importância, como funciona seu processo e os benefícios.
Gestão Comportamental: o que é e como funciona?
A Gestão Comportamental funciona a partir da aplicação de métodos da análise do comportamento dentro da empresa para promover melhorias no ambiente e na atuação da organização.
O foco da Gestão Comportamental é sempre nas pessoas. Ela funciona a partir da aplicação de métodos e técnicas adequadas para promover melhorias no ambiente e no modo como a organização atua.
O resultado disso é a obtenção de uma equipe de alta performance mais otimizado dentro das organizações.
Nisso, é essencial que o RH se torne parceiro do negócio, como será visto a seguir.
A importância do RH de se tornar parceiro do negócio
É muito importante que o RH de se torne parceiro do negócio e se aproxime dos gestores para melhorar a Gestão Comportamental e a Gestão de Pessoas.
Quando o RH se torna parceiro do negócio, há como atingir objetivos, como melhorar o desempenho da organização, pois há maior integração de todos na empresa, além de uma melhor a comunicação entre colaboradores e gestores do negócio.
Dentre outros benefícios (do RH de se torna parceiro do negócio), tais como:
- A organização fica mais apoiada para o alcance de suas metas, desenvolvendo uma Gestão de Pessoas alinhada à estratégia do negócio;
- Contribui para a criação de uma cultura de alto desempenho;
- Garante que a organização tenha um time de maior talento e engajado para alcançar melhores resultados;
- Gera uma reação positiva entre os gestores e colaboradores em um clima de maior confiança entre as partes.
Então, o RH se torna estratégico para qualquer negócio, uma vez que ele tem foco no capital humano, aumentando a produtividade e o engajamento melhorando o bom andamento do negócio e alcance dos resultados.
E, onde entra a Gestão Comportamental nesse contexto?
A Gestão Comportamental aplicada às organizações
O Mapeamento do Perfil Comportamental, é uma das ferramentas da gestão comportamental, é uma boa maneira de conduzir o processo de recrutamento e seleção, já que ele possibilita que já se contrate a pessoa adequada ao perfil da vaga.
Ele pode ser aplicado também dentro da organização com os funcionários já pertencentes à empresa. Isso melhora a contratação e a gestão da empresa e traz economia, eficácia e praticidade.
Assim, as necessidades da organização são estudadas de modo que os times das empresas tenham uma atuação alinhada ao atendimento dessas necessidades.
Por fim, nesse artigo você viu sobre a Gestão Comportamental aliada à gestão estratégica de pessoas, sobre sua importância, como funciona o processo e os benefícios para a empresa.
Como vimos, é preciso ter foco no capital humano e ter uma Gestão Comportamental adequada para garantir que esse processo impacte positivamente nos resultados da sua empresa.
Aproveite para falar com a nossa equipe e conheça mais nossas soluções em Gestão Comportamental e tire todas as suas dúvidas sobre as ferramentas.