Gestão Comportamental Gestão Pessoal Liderança Perfil Comportamental Produtividade RH

A importância da ferramenta de Análise Comportamental nas empresas

Uma contratação bem feita pode fazer milagres por uma empresa em inúmeros sentidos, e gestores que sofrem com altas taxas de rotatividade sabem o quanto isso é verdade. Mas conseguir o colaborador ideal para uma vaga não é fácil, sendo preciso lançar mão de aliados a altura, como a Análise Comportamental, para obter assertividade.

O objetivo da metodologia DISC e das ferramentas criadas a partir dela é justamente te ajudar em sua gestão de pessoas, a fim de gerar resultados positivos e significativos para todos.

Você provavelmente já ouviu falar sobre o assunto Análise Comportamental, agora descubra nesse post como fazer a escolha da ferramenta certa.

 

A Ultilização da Metodologia DISC pelas empresas

A metodologia DISC remonta da antiguidade e foi criada com base em um forte conceito que visava estudar o mundo, e consequentemente o ser humano, tendo como base sempre 4 elementos.

O conhecimento atual de que a natureza é composta por terra, ar, fogo e água, por sinal, ajudou a dar origem à interpretação dos indivíduos utilizando esse mesmo número de palavras.

No DISC esse quarteto dá lugar à Dominância, a Influência, a Estabilidade e a Confirmidade, que são identificados através de testes específicos e em maior ou menor quantidade nos ajudam a traçar o perfil comportamental de uma pessoa. Através desse resultado, se torna muito mais fácil determinar o quão apta ela está para ingressar na vaga oferecida e o quanto pode contribuir para a cultura empresarial.

Uma pessoa que possui a Influência como ponte forte, por exemplo, certamente será mais persuasiva e comunicativa, enquanto que quem apresentar mais Conformidade terá mais precisão e será mais detalhista em suas tarefas.

Sem a ferramenta de análise comportamental, porém, a tarefa de descobrir esses perfis e trabalhá-los se torna praticamente impossível, gerando desconfortos e problemas como:

    • Maior índice de rotatividade;
    • Aumentos dos gastos com novas contratações;
    • Dificuldade na retenção de talentos;
    • Colaboradores insatisfeitos com suas funções;
    • Queda nos resultados.

O Profiler já foi e continua sendo utilizado por grandes empresas em todo o mundo, como Google, Sony e Ford, o que reforça que são essenciais para o sucesso de uma organização, principalmente quando consideramos que cada detalhe depende do fator humano para dar certo.

Por isso essa importante avaliação comportamental pode, e deve, ser utilizada não só para a contratação de novos colaboradores, mas também para aprimorar o desempenho daqueles que já fazem parte da empresa, a fim de valorizá-los e reter talentos.

Como fazer isso? Simples: fazendo a escolha correta entre os perfis comportamentais que existem.

 

A Ferramenta mais Assertiva de Aálise Comportamental

Em muitas escolhas importantes que fazemos durante a vida, sejam pessoais ou profissionais, nos deparamos com inúmeras alternativas que podem dificultar o processo e nos colocar em dúvidas.

Com as ferramentas de perfis comportamentais não é diferente: devido à grande importância e utilidade dessa metodologia para empresas no mundo todo, não é difícil encontrar opções que prometem assertividade e resultados, restando saber como fazer a melhor escolha e por onde começar.

Como em outras situações como essa, o melhor caminho é traçar um comparativo entre os benefícios que cada ferramenta oferece. Não se esqueça que quando falamos de gestão e contratação de pessoas estamos também lidando com o fator tempo, o que reforça que a já citada assertividade deve surgir rapidamente e com o maior número de informações possível.

Uma solução criada para solucionar esse dilema é a ferramenta de perfil comportamental Profiler DISC, que utiliza a metodologia DISC e outras teorias para traçar perfis precisos em pouquíssimo tempo com assertividade que ultrapassa os 97%.

Com ele, são necessários menos de 7 minutos para obter essa taxa de acerto e mais de 50 informações referentes à pessoa submetida à avaliação. Dessa forma você poderá preencher vagas de forma mais precisa e ainda trabalhar melhor as competências de sua equipe, obtendo colaboradores mais motivados e um time cada vez mais forte em sua empresa.

Com esses benefícios, se torna fácil entender por que o Profiler se destaca das demais ferramentas DISC existentes não só entre gestores, mas também entre psicólogos, consultores e outros profissionais que lidam com pessoas diariamente. E a ferramenta ainda é validado por importantes instituições brasileiras, como USP e Ministério de Ciência e Tecnologia, e aprovado por inúmeras empresas, a exemplo da FGV, Óticas Diniz e CBF.

Deseja conhecer mais sobre as funcionalidades da ferramenta? Fale com nosso time de consultores e esclareça todas as dúvidas sobre benefícios e aplicações.

Comment (1)

  1. RH Estratégico: entenda o que é e como aplicar o Perfil Comportamental
    01/07/2021

    […] passo é compreender a existência e a particularidade de cada perfil comportamental utilizando ferramentas específicas para esse fim, com o mapeamento de perfil comportamental Gescon […]

Comments are closed.