A importância da resiliência nas empresas
O termo Resiliência tem sido cada vez mais utilizado no cotidiano das pessoas. Elas o utilizam para falar sobre questões que envolvem a superação de desafios nos diversos contextos de suas vidas.
Para a física, a resiliência é a capacidade que alguns elementos possuem de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.
Para a Psicologia, a resiliência não possui significado muito diferente, mas a relação está na capacidade de passar por momentos emocionalmente difíceis e transformá-los em recursos para enfrentar situações adversas.
Mas, a resiliência é um comportamento?
Além de seu aspecto emocional, a resiliência é refletida nas ações humanas, dessa forma, também pode considerada um comportamento, e assim como qualquer comportamento, esta habilidade é capaz de ser condicionada, ou seja, podemos desenvolvê-la.
Algumas pessoas possuem essa capacidade mais aprimorada que outras, e isso está diretamente relacionado com as nossas tendências de comportamento.
De acordo com a metodologia DISC, criada pelo psicólogo William Marston, todos os seres humanos possuem ao menos um dos 4 estilos de perfil que foram denominados de: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.
No Brasil, essa nomenclatura foi atualizada para melhor se encaixar ao vocabulário nativo, chamamo-las então de Executor, Comunicador, Planejador e Analista, respectivamente.
Os perfis comportamentais são definidos como uma série de características que determinam a forma como agimos no mundo. Dessa forma, entende-se que alguns perfis de pessoas são mais flexíveis, outros mais determinados, e saber como estimular cada um deles conforme suas próprias características pode trazer benefícios importantes para a empresa, tal como a expansão de seu potencial competitivo.
Entender sobre os perfis comportamentais pode auxiliar no desenvolvimento da resiliência em minha empresa?
A resposta para essa pergunta é SIM.
Uma empresa é composta por variados tipos de pessoas, logo, é possível encontrar em um mesmo lugar, diversos perfis de comportamento. Estes perfis possuem competências e necessidades diferentes uns dos outros, e por isso é tão importante que o líder compreenda o modo de funcionamento de cada um, para então ser mais assertivo em sua gestão.
Em uma boa gestão, é essencial que o líder saiba os pontos fortes e os pontos a serem desenvolvidos de cada colaborador, como se relacionam com os demais, quais são as suas principais competências e como estes podem ser estimulados, e a forma mais adequada para se obter esta expertise é através da Análise Comportamental.
Uma Análise Comportamental completa e profunda é capaz de proporcionar a empresa dados significativos sobre o colaborador e seu desempenho, sendo uma importante ferramenta para a construção de um planejamento estratégico e o desenvolvimento de competências do capital humano.
Uma equipe resiliente é capaz de entregar resultados muito mais efetivos do que uma que não possui a mesma capacidade, isso porque mesmo diante de mudanças, crises e imprevistos, uma equipe resiliente continua a desempenhar seu papel, e o reflexo desta atuação é mensurado através dos indicadores de performance e de produtividade deste grupo.
Aprofunde seu conhecimento em Análise Comportamental
Agora que você já conhece a importância da resiliência para uma empresa, continue estudando sobre o assunto através do nosso blog.
Além disso, caso queira dar o próximo passo e se tornar um Analista Comportamental, responsável por aplicar essa análise e interpretá-la corretamente, confira aqui um pouco sobre a formação que deve ter e como agregá-la ao seu currículo.
Lembrando que estamos disponíveis aqui para tirar todas as suas dúvidas.