Afinal, o que é Assessment?
No mundo corporativo existem inúmeras ferramentas úteis para o andamento dos processos do dia a dia e otimização de resultados. Especificamente no que diz respeito a gestão de pessoas, são as ferramentas de Assessment que merecem mais atenção.
Mas, afinal, do que se trata esse termo? Entenda no próximo tópico.
Entendendo o que é Assessment
Se você é líder, gestor ou, principalmente, profissional que atua em Recursos Humanos, definitivamente precisa saber o que é Assessment. E, quando falamos especificamente da palavra em si, o entendimento não poderia ser mais simples. Assessment, do inglês, significa “avaliação”, mas não uma avaliação qualquer.
Não se engane, por exemplo, acreditando que tal avaliação está ligada ao recebimento e análise de currículos, pois ela está ligada a um fator muito mais importante: o comportamental, impossível de ser percebido através de um simples documento com um histórico profissional.
É interessante, que junto à busca por saber o que é Assessment seja feita também uma pesquisa sobre os perfis comportamentais e a Metodologia DISC, pois é diretamente a eles que esse termo está ligado.
Não é errado afirmar que sem essa metodologia o Assessment não existiria, uma vez que ele se baseia justamente no fator comportamental para identificar se determinada pessoa possui ou não as caraterísticas que uma empresa exige.
Essa identificação é feita por meio de um questionário que, quando respondido pelos colaboradores, permite aos líderes, gestores e profissionais de RH saberem a qual perfil comportamental cada pessoa pertence para, a partir daí, traçar estratégias diversas.
No contexto do Assessment cada fase de qualquer processo, desde o planejamento até a execução, deve estar focada no capital humano, pois entende-se que, sem valorizá-lo, é impossível para qualquer empresa obter sucesso.
A importância do Assessment dentro das empresas
Agora que você já sabe o que é Assessment e no que ele se baseia, é hora de entender mais sobre sua importância.
Como mencionado acima, por meio de questionários e técnicas específicas de avaliação uma empresa consegue identificar os perfis comportamentais de seus colaboradores para criar estratégias diversas.
E é justamente aí que entram os benefícios do Assessment. Com esta metodologia é possível, dentre outras coisas:
- Reter talentos;
- Avaliar o desempenho dos colaboradores;
- Remanejar equipes focando na alta performance;
- Diminuir o índice de TurnOver;
- Desenvolver maior engajamento e mais motivação.
Na aplicação de Assessment é possível conhecer de verdade cada colaborador, seus pontos fortes e pontos a serem desenvolvidos.
Trata-se, entre outras coisas, de criar um alinhamento e uma conexão verdadeira entre o que a empresa busca e as expectativas dos colaboradores, bem como o que eles têm a oferecer.
Se em sua empresa o Assessment ainda não é uma realidade, comece agora mesmo os esforços para implantá-lo, principalmente no que diz respeito à escolha de uma boa ferramenta.
Nesse sentido, nossa dica é o Profiler DISC, que é aprovado pela USP, UFMG e pelos mais renomados institutos de Ciência e Tecnologia do país, sendo a melhor opção para quem busca um RH mais estratégico e uma gestão realmente focada no capital humano.
Obtenha mais informações sobre a ferramenta acessando nosso site e, se ficar com qualquer dúvida, é só entrar em contato.