Trabalhar diariamente nas empresas exige da gente uma boa saúde emocional. O equilíbrio de nossas emoções está intrinsecamente relacionado ao alcance de bons resultados numa empresa.
Você que é líder de Gestão de Pessoas, como vem lidando com essas questões? Como sua empresa investe em qualidade de vida no trabalho? Vamos ver mais desse assunto?
O que é Autoestima?
A autoestima, segundo a Psicologia, trata-se de uma se sensação ou sentimento de valor que uma pessoa tem de si mesmo.
Abraham Maslow, estudioso do comportamento humano, trata essa necessidade humana em sua Pirâmide, ao estudar a teoria da motivação humana.
Assim, quanto uma pessoa tem autoestima elevada, isso se traduz em melhores resultados em sua vida pessoal e profissional, pois ela se sente bem e segura onde estiver e em pleno potencial para realizações.
Quais as Consequências da Baixa Autoestima?
A baixa autoestima está ligada a um momento da vida de uma pessoa, o que inclui sua história, experiências e percepções ao longo dela.
Entre os sintomas de baixa autoestima, estão:
- Necessidade de aprovação alheia e reconhecimento externo;
- Procrastinação e preguiça para realizar atividades simples;
- Dificuldade de concentração;
- Sentimentos de vitimização;
- Reclamações constantes das demandas destinadas à pessoa;
- Dificuldade em reconhecer suas vitórias e conquistas;
Esses sintomas, se não trabalhados, têm um efeito muito ruim para o profissional e empresa onde trabalha, bem como para sua vida pessoal. Sua rotina de trabalho é afetada negativamente, pois ele deixa de ser produtivo e seu desempenho cai de modo significativo.
Autoestima x Produtividade: Quais suas Relações no Trabalho?
A autoestima e produtividade tem um impacto na empresa como um todo. Se elevada, a autoestima de um colaborador mostra que ele é capaz de realizar mais atividades e/ou tarefas, sem muita cobrança, e isso contribui para a conquista de melhores resultados.
Enquanto isso, profissionais que não têm essa autoconfiança, não reconhecem seus valores e capacidades e acabam afetando negativamente outras pessoas no ambiente de trabalho.
Por isso, o gestor deve se atentar para essa relação e inserir na empresa determinadas políticas de promoção do bem-estar social e ações para maior qualidade de vida no trabalho.
Desse modo, a empresa pode, cada vez mais, manter sua equipe satisfeita, com maior produtividade e engajamento do pessoal com a estratégia do negócio.
Índice de Aproveitamento do Colaborador
O índice de aproveitamento (IA) é um indicador presente no relatório gerado através da análise comportamental de um colaborador e mostra se o profissional está subaproveitado nas atividades da empresa onde trabalha, ou seja, o quanto ele acha que suas habilidades estão sendo utilizadas.
É importante lembrar que, caso o indicador esteja baixo, é sinal de que o funcionário está desmotivado ou se sentindo desaproveitado. Por isso é importante estar atento a esse fator, pois pode gerar queda na produtividade e engajamento, trazendo prejuízos para a organização.
Quer saber mais sobre análise comportamental? Fale com a nossa equipe de consultores e conheça a ferramenta utilizada pela Gescon para mapear o perfil dos avaliados e ter acesso aos indicadores de cada um.