Comportamento Corporativo Perfil Comportamental RH

Como Calcular a Rotatividade da sua Empresa

Como calcular a rotatividade da sua empresa

Saber como calcular a rotatividade da sua empresa é fundamental para rever diversos pontos, como o nível de satisfação dos colaboradores e quanto do orçamento é utilizado em um determinado período com demissões e contratações. Porém, em relação ao cálculo em si há controvérsias que podem confundir principalmente quem está descobrindo esse assunto agora, por isso criamos esse post. Nele iremos explicar o cálculo que deve ser feito e dar algumas dicas para que a taxa de rotatividade de sua empresa seja sempre a mais baixa possível. Continue a leitura até o final.

 

Afinal, Como Calcular a Rotatividade da sua empresa?

Não é raro encontrar quem busque saber como calcular a rotatividade em uma empresa e utilize como base o cálculo que considera a média de demissões e contratações em determinado período dividida pelo total de colaboradores e, posteriormente, multiplicada por 100. Essa conta não está errada, porém não é a mais eficaz quando se buscam resultados que de fato podem ser levados a sério para as tomadas de decisão. Para isso, foram adotados dois novos cálculos:

    • Número de demissões (ou desligamentos) dividido pelo número de colaboradores ativos no último dia do mês anterior ao período considerado para análise.
    • Média de demitidos que serão substituídos e número de contratações para esse fim, dividida pela quantidade de colaboradores ativos no último dia do mês anterior e multiplicada por 100.

Entenda, avalie e pesquise o quanto sua empresa está gastando com contratações erradas. É importante considerar que não há uma regra, e cada empresa adota o cálculo que mais se adequa às suas necessidades e características. É imprescindível, porém, pensar em um período específico para ser analisado.

Você deseja saber como calcular a rotatividade dos últimos seis meses? Do último ano? Avalie com a sua equipe qual o padrão a ser adotado.

Veja quanto sua empresa está gastando com as contratações erradas: Vamos calcular o custo de uma contratação mal feita, considerando que o contratado entrou na empresa e ficou 2 meses no período de experiência e saiu da empresa. 


É importante considerar que não há uma regra, e cada empresa adota o cálculo que mais se adequa às suas necessidades e características. É imprescindível, porém, pensar em um período específico para ser analisado. Você deseja saber como calcular a rotatividade dos últimos seis meses? Do último ano? Avalie com a sua equipe qual o padrão a ser adotado.

 

O que fazer além de Calcular a Rotatividade da empresa?

Por fim, é importante ter em mente que não basta somente saber como calcular a rotatividade da sua empresa: é preciso saber o que fazer com o resultado obtido.

Uma taxa alta de rotatividade também significa gastos indesejados, considerando que tanto demissões quanto contratações geram custos, mas também mostra que pode haver algo de errado com sua empresa. Aliás, considere aplicar o cálculo escolhido de forma pontual dentro dos departamentos e observe o resultado gerado.

Entre os pontos negativos que são observados pelos colaboradores e podem leva-los a pedir demissão, deixando a taxa ainda mais alta, está o salário abaixo do mercado, a falta de perspectiva de crescimento e o trabalho com atividades indesejadas. Por isso mais uma vez podemos perceber o quanto é importante conhecer cada pessoa de sua empresa e suas reais expectativas.

Como solução para diminuir a taxa de rotatividade podemos citar a adoção de treinamentos, a oferta de um plano de carreira e de um ambiente de trabalho que motive a todos, e principalmente a análise de perfil comportamental, pois é através dela que é possível conhecer todas as características de seus colaboradores, como:

    • Fornece grande quantidade de informações sobre o perfil comportamental do profissional ou da pessoa;
    • Melhor área de atuação;
    • Forma de atuação;
    • Influência do ambiente de trabalho;
    • Forma de tomada de decisão;
    • Estilo de Liderança;
    • Perfil Comportamental Predominante;
    • Adequação atual à função exercida;
    • Fatores motivadores;
    • Fatores de Afastamento e muito mais.

A ferramenta ajuda a melhorar a assertividade nos processos de recrutamento e seleção, desenvolvimento de profissionais e lideranças, promoções e remanejamentos de cargos, além disso, ajuda a reduzir custos com redução de rotatividades, treinamentos e com o ganho de produtividade das equipes.

Agora que você já sabe como calcular a rotatividade da sua empresa que tal dar um passo além e adotar ações que visem deixá-la o mais baixo possível?

Fale já com a nossa equipe de consultores e tire suas dúvidas sobre perfil comportamental e como essa metodologia pode te auxiliar na sua empresa.

Melhore a Gestão da Equipe com o Profiler DISC