Como dar Feedbacks Assertivos através da Análise Comportamental
O feedback é uma prática da área de Gestão de Pessoas quem tem o intuito de estimular o colaborador a ser mais produtivo e ter uma melhor performance no trabalho.
Existem vários tipos de feedbacks, mas o mais importante é construir um tipo de feedback mais apropriado para não causar um impacto constrangedor nas pessoas, mas obter delas seu crescimento e desenvolvimento pessoal. E, isso com o uso adequado da técnica do feedback.
O DISC auxiliando no Feedback
O DISC ajuda a dar feedbacks mais técnicos e profissionais ao colaborador, pois através dessa ferramenta é possível identificar seu perfil comportamental, bem como as tendências comportamentais da pessoa.
E, isso é o ponto de partida para que a empresa tenha melhores resultados com a estratégia do feedback.
Pois com um feedback apropriado, o colaborador fica ciente de seus pontos de melhoria e pontos positivos relacionados ao trabalho.
Desse modo, com a Análise Comportamental DISC você terá informações mais estratégicas e seguras sobre seu colaborador.
E, isso é favorável tanto para a empresa como para o colaborador, que poderá traçar ele mesmo seu plano de desenvolvimento individual (PDI).
Como dar um Feedback mais Assertivo
Ao interpretar um relatório de assessment (e não somente ler) para feedback, é importante o gestor ou líder ver as questões pessoais que estão ocorrendo com os profissionais. Então, é preciso entender o momento situacional do avaliado.
Observar o comportamento do colaborador no dia a dia também é necessário.
Tanto para líderes quanto gestores, quando eles sabem e conhecem mais do outro, como a forma que ele fica motivado, por exemplo, é mais fácil dar um feedback mais assertivo.
Então, não se usa somente o relatório ou os aspectos pessoais do colaborador, mas se usa os dois mecanismos ao mesmo tempo.
A forma de dar devolutiva, ajuda muito no feedback, pois ela mostra se a pessoa precisa ter mais iniciativa, por exemplo, ou se a pessoa precisa ser mais dominante, formal, informal em seu comportamento no trabalho, para ter mais resultados e um melhor desempenho profissional.
Ou seja, essa folha deve ser “pensada” junto com o comportamento real do colaborador.
A Avaliação de Desempenho vs PDI
Adicionalmente, no âmbito das empresas é importante a aplicação e reaplicação, de tempos em tempos (cerca de 6 meses) para que seja possível identificar mudanças nos perfis dos funcionários, identificar desmotivação, alguns desalinhamentos com a estratégia do negócio.
E, com uma avaliação de desempenho feita por meio do feedback, este sendo dado de modo mais assertivo ao colaborador, é possível desenvolver para cada um deles um plano de desenvolvimento individual (PDI).
Então, uma avaliação de desempenho ajuda a identificar traços comportamentais e de desempenho do colaborador e isso permite que empresa tenha:
- Insights poderosos para traçar ações de maior engajamento do profissional;
- Bem como ações de treinamentos, se for o caso;
- E melhor performance do time.
Uma vez que sabemos que cada colaborador tem um padrão comportamental, bem como cada um tem um potencial a ser explorado.
E, essa avaliação de desempenho é positiva para sua vida profissional, pois o colaborador percebe os pontos que precisam ser desenvolvidos para melhorar o desempenho profissional.
Então, fazer uma avaliação de desempenho do colaborador, é de suma importância para a empresa ter do colaborador um desempenho otimizado.
Adquirir os conhecimentos certos de como aplicar um devolutiva correta e focada na Metodologia é excelente para sua Gestão Comportamental. Já ouviu falar sobre a nossa Formação de Analista Comportamental DISC?
Durante a formação te explicamos como dar feedbacks mais assertivos usando a Análise Comportamental DISC para potencializar o desempenho de seus colaboradores. Converse agora mesmo com a nossa equipe de consultores e confira quando será a próxima turma.