Comportamento Corporativo Liderança Perfil Comportamental RH

Como Gerenciar o Comportamento dos Colaboradores

Como Gerenciar o Comportamento dos Colaboradores

O comportamento dos colaboradores influencia, e muito, todos os resultados e a rotina de uma empresa, e justamente por isso precisa ser gerenciado da forma adequada. Trata-se de uma maneira de gerar harmonia entre as equipes, além de promover autoconhecimento e trabalhar características antes desconhecidas, mas nem todos os gestores e empresários sabem como isso deve ser feito.

Pensando nisso, separamos nesse post 5 dicas essenciais para que você consiga gerir o comportamentos dos colaboradores de sua empresa e criar um ambiente de trabalho agradável e produtivo para todos.

Confira a seguir.

 

5 Dicas para Gerenciar o Comportamento dos Colaboradores

Identifique os perfis comportamentais de cada colaborador

Esse é o primeiro passo a ser dado: descobrir a qual dos quatro perfis comportamentais cada colaborador pertence, pois somente assim será possível conhecer realmente todas as características que dizem respeito a ele. Analistas, comunicadores, planejadores e executores possuem comportamentos e necessidades bem distintas, valendo a pena conhecê-las mais a fundo.

Essa descoberta, por sua vez, pode ser feita de forma rápida e assertiva através de uma análise comportamental.

 

Conscientize a liderança a respeito do perfil comportamental de cada colaborador

O ato de gerenciar o comportamento dos colaboradores está intimamente ligado ao ato de gerir equipes, e justamente por isso é importante que as informações sobre os perfis comportamentais não fiquem restritas aos gestores ou donos da empresa.

Os líderes, principalmente, também precisam tê-las ao alcance, como forma de conhecer melhor cada membro de cada equipe e permitir que ele possa se desenvolver.

 

Incentive o autoconhecimento

Esse desenvolvimento acima citado é possível através do autoconhecimento que você e os líderes devem estimular, permitindo não só que cada colaborador se conheça melhor, mas principalmente que se veja livre para traçar seus próprios objetivos, desde que eles conversem com os objetivos da própria empresa. Dessa forma o sentimento de realização surgirá em pouco tempo, estimulando cada vez mais o bom desempenho.

 

Reavalie as atividades de cada um

Outro ponto importante na tarefa de gerenciar o comportamento dos colaboradores a partir da descoberta do perfil comportamental de cada um deles é ter embasamento para reavaliar as atividades desempenhadas e fazer alterações, caso sejam necessárias.

Isso significa designar cada colaborar ao cargo que realmente combina com ele, evitando desperdício de talento e falta de motivação, sendo esse último um dos principais pontos que levam ao pedido de demissão. É importante que cada pessoa se sinta valorizada e fazendo aquilo com o que tem afinidade.

 

Crie uma rotina de acompanhamento e feedback

Por fim, e não menos importante, permita que os próprios colaboradores tenham acesso às informações de seus perfis e façam parte das tomadas de decisão que os envolvam. Mantenha também uma rotina de acompanhamento, transformando em dados cada informação adquirida e observada com a adoção de tais táticas, obtendo indicadores reais de melhora e, com isso, tendo mais clareza em relação ao que precisa ou não ser melhorado.

Gerenciar o comportamentos dos colaboradores, como vimos, não é uma tarefa difícil, desde que se tenha a ferramenta certa para isso, afinal é imprescindível fazer uma análise de perfil comportamental para alcançar os resultados esperados. Converse com nossos especialistas e saiba mais.