Como motivar os colaboradores através do Perfil Comportamental DISC
Profissionais desmotivados é um dos maiores pesadelos para qualquer empresa, afinal, influenciam diretamente nos resultados obtidos. Motivar é cada vez mais necessário e o uso do Perfil Comportamental se torna ponto chave!
O que muitos gestores não sabem, porém, é que é possível evitar esse problema antes mesmo de o colaborador ser contratado e até mesmo revertê-lo caso surja posteriormente.
Uma das formas de se fazer isso é utilizando o Perfil Comportamental como base para identificar o que, afinal, pode deixar seus colaboradores mais motivados e felizes com as atividades desempenhadas. Continue a leitura desse post até o final para saber mais a respeito.
O Problema da Falta de Motivação para as Empresas
Ao contratar qualquer colaborador ou trabalhar a gestão de pessoas sem fazer uso do perfil comportamental, sua empresa corre sérios riscos de sofrer com a falta de motivação e muitos outros problemas.
Considerando apenas colaboradores desmotivados, as questões a serem enfrentadas podem ser muitas, englobando não só resultados que não condizem com o esperado, mas também:
- Maior turnover, uma vez que, desmotivados, os colaboradores tendem a pedir demissão, ou mesmo serem demitidos, o que representa mais gastos para a empresa;
- Aumento no número de faltas e atrasos, comprometendo diversos processos;
- Distorção da imagem passada pela empresa, considerando que esses colaboradores podem espalhar informações que não condizem com a realidade.
Utilizando o Perfil Comportamental para Motivar os Colaboradores
Todos esses problemas podem ser evitados com uma ação simples, ignorada por muitas empresas: o uso do Mapeamento de Perfil Comportamental.
Trata-se de ferramentas assertivas utilizadas para mapear o perfil comportamental do avaliado, que podem para ser utilizadas na contratação e na gestão de pessoas, identificando suas aptidões e características comportamentais em diferentes contextos, fatores motivados, principalmente dentro do ambiente de trabalho.
Com isso, consegue ajudar a empresa em diferentes momentos, situações e departamentos, como treinamentos, coaching e aumento de produtividade, por exemplo.
O modelo DISC, que busca analisar o indivíduo com base na Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade, foi o primeiro a ser utilizado em um ambiente empresarial, e serviu como base para a criação de outras ferramentas e modelos ainda mais completos.
O software Profiler, por exemplo, utiliza a metodologia DISC como base, mas lança mão de outras teorias para entregar às empresas uma análise mais completa de seus colaboradores considerando 4 tipos de perfis:
- Comunicador (I);
- Analista (C);
- Executor (D);
- Planejador (S).
No que diz respeito à melhora da motivação utilizando o perfil comportamental, mais especificamente ferramentas como o software Profiler, a análise realizada deve visar descobrir se o colaborador está de fato desempenhando atividades que condizem com seu perfil.
Um colaborador que possua o perfil de analista, por exemplo, tende a ser mais retraído e discreto ao lidar com outras pessoas. Logo, ao ser colocado para desempenhar funções que dizem respeito aos comunicadores, certamente se verá deslocado e, consequentemente, desmotivado, pois terá que forçar um lado extrovertido que não existe em sua personalidade.
Existem inúmeras táticas para aumentar a motivação dos colaboradores, como oferecer um plano de carreira que vise estimular o crescimento profissional, oferecer benefícios não apresentados por empresas concorrentes e ainda criar um ambiente de trabalho acolhedor e diferenciado.
Porém, caso cada colaborador não desempenhe aquilo que combine com seu perfil, dificilmente será possível mantê-lo motivado, mesmo com diversos atrativos.
Portanto, se você percebe que o nível de motivação dos colaboradores de sua empresa está aquém do esperado, vamos conversar.
Utilizando o perfil comportamental como aliado, em pouco tempo será possível fazer as mudanças necessárias e identificar resultados promissores. Entre em contato para que possamos começar agora mesmo.