Como os treinamentos comportamentais podem ajudar em tempos de crise
Os treinamentos comportamentais estão ganhando força, considerando o atual cenário da economia brasileira. É fácil perceber que as empresas se viram forçadas a reduzir despesas e funcionários, muitas vezes, de maneira radical e repentina.
No entanto, os cortes devem ser inteligentes, para que não causem impactos negativos para a organização e para as pessoas que compõe a organização. É muito comum nesses tempos, haver queda de produtividade e motivação, pelas baixas trazidas pela recessão econômica.
Indicadores mostram que, é necessário revisar todo o planejamento financeiro, operacional e comercial. Depois, o caminho é adotar novas medidas, a fim de contornar a situação.
Os Principais Motivos das Demissões
Percebe-se que as empresas contratam pelo currículo, mas demitem pelo comportamento dos colaboradores, muitas vezes inadequados e que trazem baixa produtividade e resultados. Mesmo em tempos de crise, você precisa escolher os melhores funcionários para manter no time. De nada adianta ter uma excelente formação escolar, currículos de ponta se não temos pessoas com habilidades e atitudes coerentes, que estejam aptas a operá-las e que principalmente, geram resultados. Isso é uma realidade!
Com isso os treinamentos comportamentais se tornam uma das ferramentas mais importantes que os RHs possuem, visando maximizar os resultados pessoais e empresariais. É mais do que necessário a qualquer empresa e profissional, principalmente nesses momentos difíceis, trabalhar a motivação e conscientização dos colaboradores. Ampliar a inteligência emocional desses, promover a plena ciência dos seus pontos fortes e dos pontos de melhorias, etc. Trabalhar as habilidades comportamentais é um fato chave para manter os resultados em alto nível.
Como funcionam os Treinamentos Comportamentais
Os treinamentos devem ser compreendidos como investimentos estratégicos para empresas e organizações, com a intenção de formar equipes bem preparadas e competentes, capazes de superar desafios e encontrar novas alternativas para superar a crise. Para formar equipes de alta performance é importante investir nos treinamentos e desenvolvimentos. Os resultados são muitas vezes, percebidos quase que imediato, após a realização de trabalhos de desenvolvimento humano.
O aspecto comportamental é um diferencial que deve ser buscado nos treinamentos, dado que as empresas são resultados de pessoas. Se temos pessoas com baixos resultados, teremos empresas com baixos resultados. O investimento no capital humano pode facilitar a travessia dos períodos mais difíceis, além de assegurar processos mais eficientes, entregas de maior qualidade, melhor atendimento aos prazos, inovação e melhores níveis de satisfação dos clientes.
Os treinamentos comportamentais contribuem para o desenvolvimento humano do profissional, melhorando a motivação e o engajamento dos colaboradores. É comum perceber que, quando há investimento no desenvolvimento de pessoas pela empresa, há também maior nível reconhecimento dos colaboradores, maior valorização, sinergismo e consequentemente um sentimento maior de pertencimento que favorece muito no objetivo final da empresa.
A Gescon, como especialista no desenvolvimento de empresas e pessoas, realiza Treinamentos in-company e em hotéis que favorecem uma imersão de autoconhecimento de cada membro participante. O propósito dos nossos treinamentos é ampliar a visão dos colaboradores sobre si, entendendo o que já possuem de recursos e habilidades comportamentais, o que falta desenvolver e como podem buscar esses novos recursos para torná-lo um profissional ainda melhor.
Empresas e pessoas que passam por esses processos de desenvolvimento através de Treinamentos Comportamentais, possuem visíveis aumentos de resultados.
E então, o que você tem feito para Desenvolver a sua equipe?