Como você tem consumido seu tempo?
Você consegue identificar o que rouba o seu tempo? Há quanto tempo você vem trabalhando os mesmos assuntos, seja na carreira, na saúde, nos relacionamentos pessoais ou nas finanças? Você tem dificuldade para dizer não? Quem é responsável pelo seu tempo?
Com os problemas e desafios que a vida moderna nos proporciona, com o excesso de atividades, obrigações, estudos, enfim, é comum vermos pessoas dizendo expressões como: “Não tenho tempo!”, “Na hora certa eu faço!” ou “O tempo passa rápido demais, e não consigo fazer nada!”.
Vamos entender mais sobre o assunto?
Os Fatores para a Queda da Produtividade
Segundo pesquisas de renomados autores de livros sobre Produtividade, mais de 90% das pessoas tem dificuldades em manter o foco e diminuem sua produtividade, ficam perdidas em meio a tanto tempo desperdiçado.
Simplesmente porque gastam muito tempo com atividades sem importância, como ficar assistindo a TV por horas, jogando ou passeando pelas redes sociais, participando de rodas de conversas improdutivas, entre tantas opções que consomem o tempo no dia a dia. Quando se dá conta, o tempo passou e ela não fez nada: são anos fazendo isso e a vida correndo.
O importante é posto de lado, o sentimento de frustação, insegurança, desapontamento, reforça o foco nos problemas e deixa menos visível a possível solução.
O desperdício de tempo faz com que muitas pessoas se sintam frustradas, por não conseguirem dar conta daquilo que se propuseram a fazer. Isso tende a levar as pessoas para uma condição de estresse e desmotivação. Por outro lado, as empresas estão buscando profissionais disciplinados e que produzam mais em menos tempo. A palavra do momento nas empresas é “Produtividade”.
A Produtividade, torna mais ágil e eficiente o trabalho de qualquer pessoa, otimizando as situações do dia a dia, para que se obtenha mais resultados, seja na vida pessoal ou na profissional. A Produtividade leva o bom a se tornar melhor. Quando você separa o importante do urgente em sua vida, em seu tempo e em sua equipe, fica muito mais fácil entender e resolver os problemas e a forma como você utiliza seu tempo.
Dicas para Melhorar a Produtividade
Para sermos mais produtivos, precisamos ter uma agenda profissional e pessoal, extremamente organizada, separando bem os papeis da vida profissional e da vida pessoal. É também importante, dedicar tempo ao que é importante em nossas vidas, que é exatamente, reservar tempo para nós mesmos. Isso aumenta nossa automotivação diária. Ter tempo para a família, melhorar a saúde, descobrir nossos hobbies, achar um verdadeiro amor, descobrir nossa missão pessoal, emagrecer, reduzir o estresse, desenvolver nosso lado intuitivo, melhorar nossos relacionamentos, fazer uma atividade física, fazer as nossas reciclagens profissionais e pessoais, aprender um novo idioma, estudar, ler, abrir um negócio, comprar uma casa, um carro, viajar.
Enfim, são tantas coisas importantes a realizar, que não podemos perder tempo com o que não é importante. Desenvolver nosso autodiscernimento, criticidade, associação de ideias, aprender a dizer não para se posicionar diante do que nos faz ter maior satisfação e realização tanto na vida pessoal, como na profissional.
Selecionamos algumas dicas que podem ajudar na sua auto-organização e a utilizar melhor o nosso tempo, se tornando uma pessoa mais produtiva e consequentemente com maior realização:
- Aumente sua disposição no dia a dia, cuidando da alimentação, atividade física e fazendo as coisas que realmente gosta, mesmo as pequenas, como ler, passear no parque, brincar com os filhos, ver um filme, etc.
- Aprenda a dizer não. Isso ajuda no posicionamento e não tira o foco do que é realmente importante a fazer.
- Aprenda a usar uma agenda diária, tendo em vista todos os papéis que temos, como gestor(a), pai/mãe, filho(a), colega de trabalho, etc.
- Estabeleça metas e objetivos claros e mensuráveis, assim, quando completá-los, se sentirá recompensado.
- Evite a todo custo a procrastinação. Encare as tarefas mesmo que não goste, isso ajudará no auto-enfrentamento.
- Mantenha o seu celular em modo silencioso, os alertas tendem a dispersar sua atenção.
- Realize o que é importante, antes que se torne urgente.
- Se concentre na tarefa a ser realizada, esteja presente no aqui e agora, tanto no trabalho, nas atividades, como nos estudos, no lazer e na família.
- Tenhas reuniões mais objetivas e produtivas, levando uma pauta e convidando apenas as pessoas realmente necessárias. Outra sugestão é tentar antecipar assuntos através de conference-calls.
- Se tiver dificuldades em se organizar, busque um processo de Coaching. Isso poderá contribuir muito com o seu desenvolvimento profissional.
Introduzindo pequenas mudanças no seu dia a dia, você pode ter ganhos incríveis. Dificilmente alguém vai se sentir competente para vencer os desafios da vida se não tiver uma boa pitada de disciplina, auto-organização, foco, metas e objetivos.
Converse com o nosso time de especialistas e conheça ferramentas que podem auxiliar a Gestão do seu Tempo.
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