Cultura Organizacional: Conheça os Conceitos e os Tipos
Uma cultura organizacional se destaca nos mercados como um diferencial competitivo, uma vez que é um fator difícil de copiar.
Por isso, ter uma cultura forte é importante para uma empresa mostrar como se posiciona e atua. Mas, afinal, você sabe o que é a cultura organizacional e como identificá-la?
O que é a Cultura Organizacional?
Para Edgar Schein, considerado uma autoridade no tema da psicologia organizacional, Cultura Organizacional é um conjunto de pressupostos em que um grupo inventou e descobriu ao aprender a lidar com problemas de adaptação externa e integração interna e que funciona bem para que isso seja ensinado aos novos membros.
Trata-se de como a empresa se organiza e conduz seus negócios, bem como lida com seus parceiros. Nisso, estão envolvidos as políticas, crenças, valores, práticas e comportamentos que moldam a cultura.
A cultura organizacional quase sempre é exprimida em cartas de intenção ou planos a serem seguidos, enquanto se trabalha e toma decisões numa empresa. O padrão de comportamento dos colaboradores pode, então, ser moldado, como se desejar.
Tipos de Cultura Organizacional
Dentre os tipos de Cultura Organizacional, temos:
Cultura de Poder
Trata-se de um tipo de cultura mais voltada para resultados, em que os colaboradores são mais estimulados a atingirem objetivos. Nesse tipo de cultura, as decisões estão mais concentradas na liderança e a figura tomadora de decisão geralmente é o dono, o qual acumula várias funções para si.
Cultura de Tarefas
Trata-se de um tipo de cultura, onde as pessoas são vistas como profissionais específicos para cada tarefa dentro da empresa.
Nesse tipo de cultura, há mais liberdade de expressão e ações por parte dos colaboradores. Eles, então, se sentem mais engajados e voltados para a resolução de problemas.
Cultura de Pessoas
É um tipo de cultura organizacional, onde a empresa valoriza mais seus colaboradores. Assim, eles têm mais condições de crescerem e se desenvolverem dentro da empresa.
Os colaboradores são ouvidos e respeitados em suas ideias. Assim, há, dentre outros, mais satisfação e qualidade de vida na empresa.
Cultura de Papéis
Na cultura de papéis, o foco é nos papéis que são desempenhados dentro da empresa. A estrutura da empresa é mais hierárquica e sempre as pessoas devem realizar o que foi determinado a elas.
Há mais regras a serem seguidas pelos colaborares, embora nesse tipo de cultura, não há muito espaço para a busca pela inovação.
Métodos para Aprender a Cultura Atual
Para aprender a cultura atual, existem alguns métodos a serem seguidos, dentre eles estão:
Recrute as Pessoas Certas
Encontre a pessoa certa para que ela tenha um bom desempenho dentro de sua empresa. Então, é necessário que o processo de recrutamento seja bem pensado para identificar as pessoas compatíveis com a organização.
Compartilhe a Identidade de sua Empresa
Compartilhe com seus colaboradores e parceiros de negócios a missão, visão, valores e objetivos de seu negócio.
Isso é uma forma de nortear os colaboradores e outras pessoas, e fazê-los aprender a cultura da empresa, além de elevar o engajamento.
Divulgue suas Regras
Outra forma de aprender a cultura organizacional é por meio da distribuição de regras a serem seguidas, pois elas precisam ser lembradas. Essas serão entendidas como algo a ser aprendido e respeitado, enquanto a equipe exerce suas funções.
Utilize o Fit Cultural na hora de Contratar
O fit cultural é o alinhamento entre os valores dos colaboradores e da empresa. Quando há compatibilidade entre o fit do colaborador e aquilo que a organização prega e espera, as normas, valores, atividades, comportamentos e tarefas são aprendidos com mais facilidade e aceitação.
Quer saber mais sobre o alinhamento entre colaborador e a cultura organizacional de sua empresa? Acesse o nosso blogpost e conheça a importância do fit cultural.
Para conhecer nossas soluções em Gestão de Pessoas, fale com a nossa equipe e conheça mais.