Dicas de como desenvolver cada Perfil Comportamental DISC
Para implantar a gestão comportamental de forma eficaz na sua empresa, é preciso conhecer tudo que for possível sobre os perfis comportamentais existentes, para que então, possa auxiliar seus colaboradores a se sentirem realizados com o trabalho desenvolvido.
Esse conhecimento, portanto, significa saber também como auxiliar no desenvolvimento de cada perfil comportamental, considerando que mesmo tendo as características próprias de um determinado perfil, um funcionário pode encontrar dificuldades em trabalhá-las com excelência.
Confira a seguir, algumas dicas para obter o máximo de desempenho de cada perfil.
Como desenvolver cada Perfil Comportamental DISC
Existem quatro perfis comportamentais DISC: o Comunicador, o Executor, o Planejador e o Analista. Cada perfil possui características exclusivas e diferente dos demais.
Ou seja, possuem formas únicas para serem desenvolvidas e, por isso é preciso ficar atento e saber o que indicar para que esse desenvolvimento ocorra da forma certa.
Veja abaixo quais dicas devem ser trabalhadas com esses perfis quando surgir a necessidade de desenvolvê-los:
Perfil Comportamental – Executor (Dominância)
O desenvolvimento do perfil executor envolve a análise de informações antes de qualquer ação, mas também preza pelo cuidado nas relações interpessoais.
Oriente colaboradores desse perfil a esclarecerem seus raciocínios nos trabalhos em equipe antes de comunicarem uma decisão, sabendo sempre ouvir e respeitar opiniões alheias, desenvolvendo paciência e cooperação.
É preciso manter em mente que todos são necessários para obter os melhores resultados, portanto ser rude ou ofender os colegas de alguma forma é algo a ser evitado.
Perfil Comportamental – Comunicador (Influência)
Para obter o máximo do perfil comunicador, oriente-o a controlar seus impulsos, cultivar a perseverança e tornar-se mais reflexivo.
Embora colaboradores desse perfil sejam mais sociáveis e devam evitar trabalhar sozinhos, é importante que saibam se afastar de pessoas pessimistas.
Outro ponto fundamental para o desenvolvimento desse perfil comportamental é a utilização de tabela de cronograma e checklists de atividades, que o auxiliará nas habilidades de gerência de tempo.
Perfil Comportamental – Planejador (Estabilidade)
Um dos pontos a serem trabalhados por um colaborador do perfil planejador é compreender as diferenças entre as pessoas, entendendo que nem todos pensam e reagem da mesma forma.
É preciso aprender a se comunicar melhor para que todos possam entender suas ideias e sentimentos, e não entender as críticas de trabalho como algo pessoal.
Ser rigoroso com si mesmo não levará a lugar algum, sendo importante trabalhar a flexibilidade também em relação às suas rotinas.
Perfil Comportamental – Analista (Conformidade)
Por fim, as dicas para o desenvolvimento do perfil analista também pedem um comportamento mais sociável, mostrando mais abertura para o modo de pensar de outras pessoas e valorizando as relações interpessoais.
Se isolar demais não é o caminho certo para se desenvolver, bem como dar demasiada importância às críticas internas e aos imprevistos.
Se você já identificou os perfis comportamentais de sua equipe, aproveite essa dica para desenvolvê-los e criar resultados ainda mais satisfatórios para toda a empresa, além de manter os colaboradores motivados e engajados, enxergando propósito nas tarefas que realizam.
Caso tenha dúvidas ou queira saber mais sobre cada perfil, como suas principais características, seus comportamentos aparentes e, claro, como descobrir cada um deles, venha se tornar um Analista Comportamental pela Gescon! Fale já com nossos especialistas e venha para nossa próxima turma online e ao vivo!