Endomarketing: o Conceito e Estratégias de aplicação
Quando uma empresa está em busca de satisfazer as necessidades de um mercado consumidor, ela busca ofertar produtos que despertem interesse do público. Através do domínio do Marketing, tais empresas são capazes de saber se posicionar, conquistar clientes e realizar entregas com qualidade, gerando lucro e competitividade.
Mas, e quando se faz necessário a conquista dos clientes internos, ou seja, os colaboradores? Para entender a importância do marketing interno, conhecido como endomarketing, acompanhe a leitura a seguir.
O que é Endomarketing?
Baseado no relacionamento e com foco no capital humano de uma empresa, o endomarketing busca manter uma relação saudável entre a organização e seus integrantes, melhorando a imagem externa e facilitando o comprometimento. Quando as ações são realizadas da maneira correta, a empresa acaba retendo talentos e fortalecendo a marca empregadora.
Partindo do princípio de que um dos objetivos do endomarketing é fazer com que os colaboradores se sintam parte da empresa, são exemplos de ações:
- Treinamentos e capacitações;
- Incentivos ao diálogo e à troca de experiências;
- Eventos corporativos voltados aos colaboradores;
- Valorização do desempenho individual e coletivo;
- Melhorias nos processos de comunicação interna.
Apesar da semelhança, Endomarketing e Comunicação Interna são duas áreas estratégicas diferentes. De modo geral, o primeiro se trata de ações que visam suprir as demandas e estabelecer uma relação benéfica entre a empresa e os “clientes internos”. Já o segundo é a troca de informações onde se é compartilhado ideias, além de poder ser considerado uma estratégia que integra o endomarketing.
Como elaborar um Endomarketing?
Nesse caso, apenas a criatividade do setor de RH não garante o sucesso das ações de endomarketing. Alinhar o perfil da equipe com a cultura organizacional da empresa é fundamental, confira as dicas abaixo:
1 – Entenda quem é o Público-Alvo: conheça a fundo os funcionários da sua organização. Informações como a quantidade, os interesses e características profissionais fazem toda a diferença na elaboração de uma ação.
2 – Avalie sua Cultura Organizacional: é de extrema importância que os colaboradores estejam alinhados com a cultura da empresa e que as ações respeitem a ela.
3 – Trace objetivos: tenha definido quais serão os indicadores utilizados para verificar se as ações planejadas foram bem sucedidas. Por isso, é muito importante aderir aos indicadores de desempenho na rotina da empresa.
Estratégias de Endomarketing
Comunicação Interna
A comunicação interna serve como um canal para manter o alinhamento dentro de toda a empresa, para que todos os funcionários entendam o que está acontecendo e assegurar a harmonia dentro das equipes, facilitar o acesso a informações, comunicar campanhas e ações relevantes, entre outros benefícios.
Treinamento e Desenvolvimento
Os treinamentos permitem que os empregados se mantenham atualizados e aprendam novas habilidades para que possam melhorar processos de trabalho, tenham mais criatividade, entre diversos outros benefícios que a atualização profissional pode trazer.
Eventos de Integração
Os eventos de integração podem ajudar a aumentar o senso de pertencimento entre os funcionários, além de colaborar também com a cultura organizacional, pois quando os indivíduos se sentem mais pertencentes, o ambiente de trabalho acaba se tornando mais agradável.
Pesquisas de Satisfação
A pesquisa de satisfação serve tanto para acompanhar os efeitos das ações de endomarketing quanto para encontrar os problemas e pontos de melhoria, portanto ela é indispensável para ajudar a traçar planos e estratégias de endomarketing.
Da mesma maneira que, criando estratégias de Marketing, você vende seus produtos, quando você cria estratégias de endomarketing, está vendendo a sua organização, suas metas, sua cultura.
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