Dicas para manter sua equipe Motivada e Engajada com a Análise Comportamental
A Análise Comportamental, ou o uso do método do People Analytics, são técnicas que se baseiam na coleta e análise de dados sobre uma pessoa avaliada ou um determinado grupo de pessoas.
Ao realizar entre os colaboradores de uma empresa, essa análise pode trazer importantes indicadores sobre a qualidade da liderança, tendências de comportamento, fatores de motivação, dentre outros, os quais são muito úteis para tomadas de decisões dentro da organização.
Vamos ver mais desse assunto?
Análise comportamental: o que é?
A Análise Comportamental é uma técnica usada para mapear atitudes e comportamentos de um avaliado. Com um relatório de análise comportamental, é possível entender como os colaboradores de uma empresa se motivam, as tendências de comportamento, dentre outros fatores.
Essa análise é feita a partir da metodologia DISC, que significa dominância, influência, estabilidade e conformidade. Essa ferramenta tem sido a mais utilizada no mundo corporativo e foi criada por Willian Marston, estudioso e referência da área.
As pessoas são diferentes umas das outras, por isso, a análise de comportamento facilita o processo de gestão de pessoas e o desenvolvimento do pessoal da sua empresa.
Vamos as dicas!
1- Organize a Comunicação e o Relacionamento Interno
O setor de Recursos Humanos da empresa, há muito tempo passou a ser um setor estratégico para os negócios.
Por isso, gestores e o setor de Recursos Humanos devem trabalhar alinhados para estabelecer um processo de comunicação fluido e sempre estimulando uma boa comunicação entre a equipe e seus líderes.
Uma melhor comunicação deixa as pessoas mais integradas, engajadas e motivadas para alcançar os objetivos da empresa, além de criar um ótimo relacionamento interno, o que é vital para um bom clima organizacional e construção de melhores resultados.
2 – Estabeleça Metas e Expectativas
A liderança deve usar da análise comportamental para estabelecer metas e expectativas realistas. Alguns líderes estabelecem metas quase impossíveis de serem alcançadas e por mais que o colaborador se esforce, ele sente que foi incapaz de atingi-las.
Por isso, a liderança deve estabelecer metas e expectativas para sua equipe, de modo a considerar o perfil da equipe, a concorrência, a realidade da empresa e realidade dos mercados.
3 – Invista na Capacitação dos Profissionais
A capacitação dos profissionais deve ser encarada como investimentos. Colaboradores que não se sentem preparados para responder aos desafios do mercado e da empresa, podem deixar a empresa facilmente.
Por isso, a empresa desse usar dos relatórios da análise comportamental para investir nos seus profissionais, através de Workshops, cursos, palestras e outras formas.
4 – Reconheça e valorize o bom desempenho
Reconhecer o esforço de cada colaborador ao realizar suas tarefas, e ao contribuir para o crescimento da empresa, deve estar na pauta de todo gestor.
E com a ferramenta da análise comportamental, é possível ter dados concretos em mãos para identificar o bom desempenho de cada um e tomar as devidas ações de reconhecimento.
5 – Crie e Enfatize a Cultura Organizacional na Empresa
A cultura organizacional é um conjunto de elementos, como crenças, valores, ritos e normas, que influenciam o comportamento dos colaboradores numa empresa.
O conjunto desses elementos servem para orientar os caminhos a serem seguidos. Por isso, vale a pena usar dos elementos da análise comportamental para criar ou difundir melhor a cultura organizacional desejada.
Uma cultura organizacional forte vai conduzir todos para alcançarem os objetivos da empresa, por isso, a importância de se trabalhar esse tema dentro da organização.
6 – Como Aplicar a Análise Comportamental na sua Empresa
Hoje, existem softwares exclusivos para realizar esse tipo de análise na sua empresa. Na Gescon, temos o Solides Profiler, a melhor ferramenta DISC para o mapeamento de perfil comportamental. É um sistema que traz dados e informações rápidas e precisas para trazer uma análise geral do perfil dos colaboradores de sua empresa. Rapidamente, você obtém mais de 97% de acerto sobre o perfil geral de seus colaboradores.
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