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Fit Cultural: saiba o que é e qual a sua importância na obtenção de resultados

Desde muitos anos, as organizações descobriram a importância que o comportamento das pessoas tem para os resultados a serem obtidos. Você concorda?

Nesse sentido, você sabe o que é fit cultural? E qual sua relação com o desempenho geral da sua equipe ou empresa?

Saiba que o fit cultural é uma poderosa ferramenta usada nos processos seletivos de uma empresa. De modo a termos candidatos para as vagas, mas que estejam alinhados à cultura da organização.

Por isso, neste artigo você vai ver o que é o fit cultural da empresa, bem como sobre sua importância.

Acompanhe, pois vamos ver a seguir, o que são valores pessoais!

Recrutamento e Seleção com o Profiler DISC

 

Valores pessoais: o que é?

Valores pessoais são um conjunto de princípios que uma pessoa tem, os quais vão orientar o comportamento dessa pessoa. Assim, esses valores podem ter impactos positivos ou não numa organização.

E, quanto mais esses valores estiverem alinhados aos valores da organização, melhor, pois ajuda a aumentar a motivação e o engajamento aumentando a produtividade e os resultados consequentemente.

 

Afinal, o que é Fit Cultural?

Trata-se do grau de compatibilidade no perfil de uma pessoa, relacionado aos seus valores, crenças e outros mecanismos subjetivos de um candidato. Claro, considerando a cultura e os propósitos de uma organização.

E, quanto mais houver convergência entre os valores dos profissionais com os valores da empresa, será maior a probabilidade de um “match”, ou seja, de haver a convergência de propósitos. E, como esses dois aspectos estão relacionados?

 

O Fit Cultural dos candidatos

Para definir o Fit Cultural dos candidatos, o pessoal do setor de Recrutamento e Seleção (RS), deve se atentar para:

    • Cultura da organização: para conhecer a relação entre o candidato e a empresa, o pessoal do setor de Recrutamento e Seleção precisa conhecer a cultura que permeia a organização.

Assim como, quais os propósitos dessa organização, seus valores e seu direcionamento, enquanto ela busca se desenvolver. É preciso encontrar candidatos que tenham os mesmos valores e que façam “Match” com o Fit Cultural da empresa.

Fit Cultural é o momento que a gente alinha a cultura, os valores e as crenças da organização.

E, na parte do Recrutamento e Seleção, a gente ver se esses valores estão alinhados com os valores dos candidatos, pois quanto maior a identificação, maior será o engajamento desse candidato com a organização.

Quando selecionamos candidatos muito diferentes da cultura organizacional vigente, provavelmente, esse profissional terá mais dificuldade de adaptação.

E, se a contratação for por profissionais que não se encaixam em sua estrutura, ou que permaneçam pouco tempo após a contratação, os indicadores tendem a demonstrar que o resultado deste processo foi negativo.

E isso gera desperdício de energia, tempo e dinheiro. O que uma organização não quer!

 

O recrutador precisa entender da organização que faz parte

Ele deve compreender muito bem, dentre outros assuntos, estes:

    • Quais os valores daquela organização?
    • Quais os códigos de cultura mais importantes?
    • Como as pessoas se comportam?

 

É importante ainda que ele busque saber na entrevista:

    • O que é importante para o candidato; o que ele valoriza no trabalho?
    • Qual o perfil deste candidato?

Com isso, a gente percebe se ele está muito distante ou não.

Quando a gente faz isso, é bom não só para empresa, mas para o candidato também, de modo que ele entenda onde ele está prestes a entrar para trabalhar.

 

Conhecendo as características dos candidatos

Muitas vezes, o candidato não pesquisou sobre a empresa, ou a cultura da mesma. Apenas foi na entrevista, mas a empresa não tem nada a ver com ele. Assim, quando ele é contratado, em pouco tempo, ele pede para sair e recomeça todo o processo novamente.

Então, fazer esse processo acima, nos ajudam a ganhar tempo e evita desperdícios.

Ainda sobre algumas habilidades:

    • Soft Skills: estas para quem não sabe, as soft skills são as habilidades comportamentais e intangíveis de uma pessoa.

Assim, o pessoal de RS precisa conhecer essas características dos candidatos, bem como, o perfil que a empresa busca, ou quanto aos requisitos técnicos ou comportamentais que a empresa busca nos candidatos às vagas.

 

Valores da Empresa x Valores dos Candidatos: o “Match”

Antes de tudo, a empresa precisa ter uma missão, visão estratégica e uma acultura bem definida. Além de ter uma liderança que reflita seus valores em sua conduta.

Depois de conhecer e considerar essas características, é que empresa vai poder encontrar pessoas com características alinhadas às dela. E, quando houver o alinhamento de valores e propósitos do pessoal com os da empresa, haverá uma convergência, e, assim, vai ocorrer o “match”.

E, isso é muito importante, pois tem todo um reflexo na produtividade, nos níveis de rotatividade, motivação e alcance de resultados na empresa.

Tendo esse alinhado de valores e propósitos, geralmente, resulta em ter times atuantes de modo mais estratégico e com rendimentos acima da média, o que vai trazer bons retornos para sua empresa. Mas sem esse alinhamento, a empresa precisa repensar suas práticas de contratação, bem como de Gestão de Pessoas, de modo geral.

Enfim, neste post, você viu sobre o fit cultural da empresa. Agora, você sabe o que é e porque o Fit Cultural é importante para sua empresa.

E, se você gostou desse assunto e deseja conhecer nossas soluções em Gestão Comportamental, acesse agora nosso contato aqui na página, combinado?

E, se tiver dúvidas desse assunto, nosso time está pronto para te ajudar!