Afinal, como e por que melhorar a experiência de cada colaborador em sua empresa? E mais, você faz a análise de perfil com a sua equipe?
Por muitos anos, o capital humano não era valorizado, assim, os colaboradores eram facilmente substituídos. Com o passar do tempo, as empresas perceberam que é primordial valorizar as pessoas. Quer entender o porquê? Continue a leitura.
O que é a Gestão Comportamental?
Inicialmente, vamos falar de um assunto essencial: a Gestão Comportamental. Esta surgiu em 1950, a partir dos estudos de Maslow e Herzberg sobre motivação e comportamento humano. Esse tipo de gestão evolui ao longo dos anos e hoje vem sendo adotada por muitas empresas.
Ela ocorre a partir de um mapeamento comportamental, que ajuda a encontrar nas pessoas formas de motivação, engajamento, competências emocionais e técnicas, bem como outras.
De modo resumido, a gestão comportamental visa fazer a análise de perfil dos colaboradores e avaliados, com vistas a melhorar o bem-estar geral dos colaboradores no trabalho.
Mesmo gerando ótimos resultados, uma gestão que não utiliza o perfil comportamental de cada colaborador a seu favor pode vir a sofrer mais cedo ou mais tarde um subaproveitamento de talentos, baixando a produtividade.
O que é a Experiência do Colaborador e como a Gestão Comportamental pode ajudar?
A experiência do colaborador ou employee experience é uma forma de promover o bem-estar geral do colaborador no ambiente corporativo.
Para muitos colaboradores, a empresa é como se fosse seu segundo lar. Além disso, somente uma remuneração e um sistema de recompensas já não bastam, pois eles querem ser valorizadas e ter uma melhor experiência com a organização onde trabalham.
Nesse sentido, a empresa precisa, cada vez mais, no intuito de reter talentos, otimizar a experiência dos colaboradores, visando promover o bem-estar físico, psicológico e financeiro das pessoas.
Então, quando se fala em Gestão Comportamental, é uma maneira de fazer uma gestão de pessoas mais eficaz, com foco nos perfis dos colaboradores, permitindo que se tenha um maior conhecimento sobre o perfil de cada indivíduo, seja no momento da contratação ou posteriormente.
Conhecer um pouco mais sobre esse tipo de Gestão vai ajudar você a promover estratégias para melhorar seu ambiente organizacional, tanto nas relações interpessoais quanto na motivação e avaliação da equipe.
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Qual a Importância de Melhorar a Experiência do Colaborador?
Ao buscar o bem-estar dos colaboradores, a empresa consegue melhores indicadores gerais. Além disso, é possível:
- Melhorar o Clima Organizacional;
- Reduzir a rotatividade e otimizar a Retenção de Talentos;
- Melhorar o Engajamento com a Empresa;
- Fortalecer a cultura da empresa;
- Facilita na execução da estratégia geral da empresa;
- Diminuir erros no trabalho;
- Aumentar a satisfação do cliente.
Dessa forma, até mesmo o cliente da empresa sairá satisfeito, pois ela terá um time mais engajado e motivado para prestar um bom serviço e fazer uma entrega de qualidade.
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