Gestão Comportamental: O Futuro da Gestão de Pessoas
A Gestão Comportamental vem ganhando espaço ao longo dos anos por se mostrar uma importante ferramenta no desenvolvimento de equipes de trabalho, especialmente na busca por maior performance e rendimento.
Investir no comportamento dos colaboradores é comprovadamente uma das maneiras mais eficazes de se obter um bom clima organizacional, contribuindo positivamente para os resultados.
A gestão comportamental e o mapeamento de perfil comportamental são ferramentas muito adotadas nos recursos humanos, além de reduzirem a rotatividade, essas técnicas trazem maior qualidade de vida e produtividade para a organização, características essenciais para um ambiente de trabalho com ótimos resultados.
Veja mais no artigo abaixo:
A Importância da Gestão Comportamental
Gerir pessoas sem dúvidas é uma das tarefas mais desafiadoras de qualquer empresa, sendo preciso pensar constantemente em maneiras de manter a equipe motivada. A individualidade de cada colaborador, que corresponde diretamente ao seu comportamento, representa ainda outro empecilho, que muitas vezes leva a desligamentos e problemas internos.
A solução para isso está justamente na Gestão Comportamental que, através de análises comportamentais, permite que se tenha um maior conhecimento sobre o perfil de cada indivíduo, seja no momento da contratação ou posteriormente.
É importante frisar, por sinal, que seu uso deve ser constante, de modo que possa contribuir pra três pontos fundamentais:
Produtividade
Uma vez que se conhece cada colaborador e suas características comportamentais, é possível aloca-lo em um cargo que de fato combine com ele. Com essa ação sendo tomada com todos os funcionários, o nível de produtividade e energia tende a subir.
Motivação
Estando desempenhando tarefas que sejam condizentes com seu perfil comportamental, um colaborador se sentirá mais motivado e engajado para trabalhar.
Resultados
Com isso, não só os resultados individuais serão melhores, mais também os resultados da empresa como um todo, com funcionários motivados, engajados, e consequentemente, mais produtivos.
Imagine, por exemplo, que em uma análise de perfil comportamental você identificou que um determinado colaborador é comunicador, e que o mesmo tenha sido designado por seu chefe para receber um treinamento acerca de análises técnicas ou algo similar, que envolva regras, números e procedimentos.
Conhecendo seu perfil, é possível prever que seu rendimento será aquém do esperado e que dificilmente ele irá assimilar todas as informações corretamente de modo a transmiti-las para sua equipe, pois naturalmente encontrará uma ou outra dificuldade. Esse é apenas um exemplo de como a Gestão Comportamental irá influenciar a gestão de pessoas, sendo que já é uma forte realidade em muitas empresas.
Trata-se, por sinal, de uma vertente da evolução tecnológica.
A Tecnologia na Gestão Comportamental
Conhecer um pouco mais da gestão comportamental vai ajudar você a promover estratégias para melhorar seu ambiente organizacional, tanto nas relações interpessoais quanto na motivação e avaliação da equipe.
É muito mais que fazer análise e cruzamento de dados e informações diversas com o apoio de ferramentas como o software Profiler.
Com o treinamento correto, porém, qualquer responsável pelo Departamento Pessoal ou RH de uma empresa consegue obter o que precisa, sem necessariamente ter que ser um expert em tecnologia.
Adotando a Consultoria de Gestão Comportamental, por exemplo, você será capaz não só de conhecer mais a fundo o Profiler, mas também aprender todas as suas aplicações para o ambiente corporativo.
Para implementar a metodologia da gestão comportamental em sua empresa e revolucionar a forma de gerir pessoas, converse com nossa equipe.