Gestão Comportamental Perfil Comportamental RH

Gestão de Talentos: Como aproveitar o máximo de cada colaborador

Como aproveitar melhor os talentos de cada colaborador

Sua empresa se esforça em reter talentos? Provavelmente a resposta para essa pergunta é sim, afinal o esforço dos gestores costuma ser voltado para descobrir esses talentos e mantê-los na empresa a fim de formar um time de excelência, mas será que fazem isso certo?

Mesmo gerando ótimos resultados, uma gestão que não utiliza o perfil comportamental de cada colaborador a seu favor pode vir a sofrer mais cedo ou mais tarde um subaproveitamento de talentos, baixando a produtividade.

 

A Importância de Conhecer os Talentos da sua Equipe

A principal função do Profiler DISC, como mencionado em outros artigos, é identificar e mapear os talentos do colaborador para poder aproveitar o máximo do seu potencial, aumentando a produtividade da empresa.

Talentos são enterrados em muitas empresas, pelo simples fato dos gestores, líderes e profissionais de RH não conhecerem os profissionais da sua equipe ou da sua empresa.

Cada colaborador, cada ser humano é único, possui suas singularidades, seus talentos inatos, seus valores e crenças, alguns presam por mais resultado, outros mais nas relações interpessoais, assim como outros prezam mais por regras e métodos.

Cada colaborador, cada pessoa possui um perfil comportamental, o que exigirá formas diferentes de agir para obter o melhor resultado de cada um. Desconsiderar essa individualidade é um dos maiores erros que um gestor pode cometer, pois se cada pessoa pertence um perfil diferente, a forma de aproveitar seus talentos também será diferente em relação aos demais.

Entender essas diferenças e respeitá-las é o primeiro e mais importante passo para reter talentos, fazendo com que aumente a motivação e o engajamento dos colaboradores.

Designar um colaborador a realizar tarefas que condizem com suas aptidões naturais é a melhor maneira de aproveitar seus talentos e valorizá-los, gerando motivação e engajamento.

 

Como Gerir e Reter Talentos

Oferecer um bom programa de desenvolvimento que motive o colaborador, automaticamente, fazer com que haja mais vontade de trabalhar cada vez mais e melhor, valorizando a empresa e as atividades de sua responsabilidade.

Muitos colaboradores podem sentir algum tipo de insegurança ao assumir algumas atividades com mais responsabilidades, um dos motivos é simplesmente a falta de autoconhecimento.

Identificar e entender os perfis comportamentais, também pode ser utilizado com os colaboradores como uma oportunidade para que obtenham autoconhecimento, possibilitando descobrir se seus interesses estão alinhados com os interesses da empresa, aumentando a produtividade, a motivação e o engajamento de todos.

Com isso você já estará aproveitando corretamente os talentos de cada colaborador valorizando-os de forma correta.

Para começar a entender mais sobre os perfis comportamentais e nossas soluções em gestão de pessoas, fale com nossos consultores e verifique qual atende melhor a sua necessidade.

Agora, se você sente interesse em se aprofundar mais ainda nos Perfis Comportamentais, saiba mais sobre a nossa Formação de Analista Comportamental DISC, e aprenda a como auxiliar melhor as tomadas de decisões.

Comments (3)

  1. 10 Necessidades Comportamentais para Equipes de Alta Performance. - Gescon Treinamentos
    22/01/2019

    […] O compartilhamento de conhecimentos e expertise também faz parte das necessidades comportamentais presentes em uma boa equipe. Durante o processo de aprendizagem, portanto, cada um deve entender a importância de compartilhar o que tem de melhor. […]

  2. O Estilo de Liderança de cada Perfil Comportamental. -
    13/05/2019

    […] comportamental oferece um mapeamento dos profissionais para colocá-los nas áreas mais adequadas e utilizar o seu potencial diante das expectativas do mercado de […]

  3. O Desenvolvimento Humano da sua Empresa. Qual importância tem esse fator? - Gescon Treinamentos
    29/05/2019

    […] que estão ali exercendo dia após dia o seu papel na sociedade corporativa, com o intuito de se desenvolverem profissionalmente em suas carreiras e irem além na empresa onde estão. Quando falamos de diminuição de turnover, […]

Comments are closed.