Os Perfis Comportamentais nem sempre são trabalhados como deveriam dentro das empresas. Eles existem e são de extrema importância, isso é fato. Mas é preciso saber enxergar todo o seu potencial para extrair o melhor de cada um. Estamos falando de uma análise simples a fim de identificar os comportamentos aparentes e demais características de cada colaborador.
Não se trata de algo invasivo, muito pelo contrário: é através dessa análise que cada pessoa, incluindo você, passa a se conhecer melhor, podendo se relacionar de forma mais construtiva com os demais.
Relembrando os Perfis Comportamentais
Para entender o que os relacionamentos interpessoais têm a ganhar com os perfis comportamentais é preciso, antes, relembrar o motivo de eles serem tão importantes. Como mencionado acima, é através da análise de perfil que podemos descobrir os comportamentos aparentes de cada pessoa, além de outras características importantes. Por exemplo:
- Perfil Comunicador: Se relaciona com facilidade, é extremamento otimista e persuasivo.
- Perfil Comunicador: Gosta de desafios, é destemido e tende a ser dominante, além de competitivo.
- Perfil Planejador: Mais conservador, é estável e muito paciente, mantendo um ritmo consistente em tudo que faz.
- Perfil Analista: Igualmente conservador, preza pela organização e atenção aos detalhes, além da autodisciplina constante.
Em poucas palavras, apenas com o básico de cada um desses perfis comportamentais, já é possível notar o quanto diferem uns dos outros. E é assim também no mundo corporativo, dentro das empresas, cada pessoa apresentará um tipo de comportamento em tudo o que faz, justamente por causa do perfil ao qual pertence.
Num primeiro momento pode parecer que esse será o ponto inicial de um conflito, mas os relacionamentos interpessoais tendem a melhorar quando a análise de perfil comportamental entra em ação.
O primeiro passo para que os perfis comportamentais sejam utilizados a favor dos relacionamentos interpessoais dentro de sua empresa é fazer com que cada colaborador:
- Entenda o motivo de se descobrir esse perfil;
- Conheça seu próprio perfil comportamental;
- Conheça e respeite os perfis dos demais colaboradores.
Somente assim será possível demonstrar que cada perfil é único e requer ser entendido como tal. O segundo passo, que irá ajudar na construção de equipes mais sólidas, é colocar os colaboradores em funções que combinem com seus perfis, pois somente assim se sentirão valorizados e motivados a gerarem cada vez mais resultados.
Com todos sabendo da existência dos perfis comportamentais e seus desdobramentos, e estando nas funções que de fato gostariam de exercer, além de entender que cada pessoa que compõe a empresa possui suas particularidades essenciais para os resultados, os relacionamentos interpessoais, enfim, se tornarão mais sólidos.
Os conflitos tendem a diminuir cada vez mais, fortalecendo todas as equipes de sua empresa e contribuindo significativamente para o surgimento de resultados cada vez melhores.
Quer saber mais sobre como isso é possível, e como começar a desfrutar desse benefício? Entre em contato para que um especialista possa te explicar mais sobre perfis comportamentais.