Mapeamento Comportamental e Fit Cultural: O Que Você Precisa Saber
Primeiro, precisamos definir aqui quais são os conceitos de mapeamento comportamental e de Fit Cultural.
Quando falamos em mapeamento comportamental, nos referimos a uma investigação profunda e minuciosa do comportamento apresentado por uma pessoa ou por uma equipe. Mapear as características comportamentais de um indivíduo é um método inteligente e estruturado, que pode ser realizado por meio de softwares como o profiler DISC, desenvolvido pela empresa Sólides, capaz de mensurar mais de 50 características comportamentais de uma pessoa, com mais de 97% de assertividade. As informações obtidas por meio deste processo permitem que a empresa construa estratégias de crescimento mútuo com seus colaboradores, o que terá reflexo direto em seus resultados.
Quanto ao Fit Cultural, podemos defini-lo como o grau de compatibilidade encontrado entre o perfil de comportamento, os valores, as crenças e os aspectos subjetivos de um candidato, frente a cultura e aos propósitos organizacionais. Se pensarmos em um sistema progressivo, quanto maiores forem as convergências entre as partes, maiores as possibilidades de um “match”, ou, de um Fit cultural.
Quer saber como estes dois processos se relacionam? Leia mais no próximo tópico.
A Relação entre Mapeamento Comportamental e Fit Cultural
Para identificar o Fit cultural de um candidato, o profissional de Recursos Humanos, mais especificamente de Recrutamento e Seleção, deve ter de forma clara dois fatores dos quais falaremos a seguir, para que assim possa ser mais assertivo em sua análise. Veja:
- Cultura Organizacional: Para saber qual a correspondência entre a empresa e o candidato, o recrutador precisa conhecer a cultura organizacional, no que a empresa acredita, quais são seus propósitos e onde deseja chegar;
- Hard e Soft Skills: Só quando compreende o que a empresa busca e quais são os requisitos técnicos e comportamentais que a vaga exige, é que o recrutador poderá ser mais efetivo em sua atuação, para isso é necessário entender o que são as hard e as soft skills e os diferentes perfis de comportamento presentes nas pessoas.
Desta forma, é possível compreender que para encontrar o Fit Cultural de um candidato, é preciso entender a empresa, e sobretudo, realizar um mapeamento completo e seguro do comportamento e das tendências apresentadas por este.
A Tecnologia pode te Auxiliar neste Processo
A investigação sobre as competências de um candidato ou um colaborador, sobretudo as soft skills, não é uma tarefa simples, podendo ser feita por meio de diversas técnicas e ferramentas, como a entrevista por competências e a aplicação de testes, mas além do tempo dispensado para tal, a complexidade desta análise é muito grande e demanda muito dos profissionais da área de RH.
Pensando nisso, a Sólides desenvolveu duas ferramentas que se tornarão indispensáveis para um RH realmente eficiente: O profiler DISC, que realiza um mapeamento profundo e comprovadamente efetivo das características de comportamento e de indicies como a energia e a motivação de uma pessoa, e o Sólides Gestão, que vem para facilitar a gestão de informações e a gestão de pessoas, incluindo a otimização de processos seletivos por meio de inteligência artificial e o gerenciamento de dados, reduzindo custos com contratações inadequadas e aumentando o potencial do capital humano na empresa.
Essas são apenas algumas das vantagens existentes do mapeamento comportamental para a sua empresa. Se você ficou interessado em conhecer mais sobre Gestão Comportamental e as tecnologias relacionadas a esta converse com nossos consultores para obter todas as informações.
Caso tenha qualquer dúvida, nossa equipe estará à disposição para te ajudar.