Liderança Comportamental: Conheça e melhore já os resultados do time
A liderança comportamental é um assunto que sempre é destaque nas organizações. Não é novidade que os bons líderes influenciam positivamente na produtividade da empresa e, consequentemente, na motivação e engajamento dos seus time.
Conhecer como o seu próprio perfil se comporta, facilita no entendimento dos perfis e traços comportamentais dos demais colaboradores da empresa. O que se torna um grande diferencial para os líderes que querem destacar e engajar ainda mais suas equipes.
No artigo de hoje vamos abordar o que é de fato a Liderança Comportamental, os seus tipos mais comuns e quais são os benefícios para a gestão da sua equipe.
O que é Liderança Comportamental?
A Liderança Comportamental é a forma como o gestor age em diferentes situações do universo corporativo. O conceito afirma que o gestor não tem um perfil fixo e pode agir de maneira diferente de acordo com cada situação e com o perfil do liderado. Segundo a teoria, existem quatro principais tipos de liderança:
- A Liderança Autoritária ou Autocrática: ela centraliza o poder no líder e tem uma tomada de decisões unilateral;
- A Liderança Democrática: nela o líder dá mais poder ao time, delegando tarefas e criando um ambiente colaborativo;
- A Liderança Liberal: o líder dá autonomia ao time e poder para que eles decidam quando e o que fazer;
- A Liderança Situacional: nesse modelo o líder consegue adaptar seu comportamento gerencial ao nível de maturidade de seus liderados.
Partindo desse conceito, a liderança comportamental busca entender como os colaboradores funcionam e ser um exemplo a ser seguido.
Dessa forma, o líder deve identificar o perfil comportamental do seu time para encontrar pontos em comum e adaptar o estilo que faz mais sentido.
Os Benefícios do Modelo de Liderança Comportamental
A liderança comportamental busca tanto o autoconhecimento quanto um conhecimento aprofundado da equipe. Desse modo, além de entender o perfil de seus liderados, o líder estuda também suas próprias características, negativas e positivas, para entender como elas podem impactar a equipe e os resultados da empresa.
Por exemplo, as pessoas com perfil Executor, tendem a ser muito exigentes e podem até acabar intimidando parte da equipe. Assim, um líder que entende seu perfil consegue identificar esse tipo de característica, buscando trabalhá-la da forma correta, e evitar impactos negativos na gestão da sua equipe.
Esse tipo de autoconhecimento reflete na organização de diversas formas. Isso porque, quanto mais o líder conhece sobre si mesmo colaborador. Ao gerenciar a equipe com base nos perfis comportamentais, o líder também consegue atuar de forma mais eficiente na resolução de conflitos.
Ou seja, identificando aptidões e os pontos fortes em cada perfil, a liderança consegue identifica motivos de estresse e tem mais facilidade na tomada de decisões e pode delegar tarefas com base nas competências de cada colaborador, o que irá trazer os melhores resultados para a empresa e mais satisfação dos clientes.
E como começo a aplicar a Liderança Comportamental?
Nesse artigo você já entendeu o conceito de liderança comportamental e, resumidamente, quais são ps tipos de liderança mais comuns, mas como começar a aplicar na sua gestão? Confira alguns passos que você pode começar a aplicar para implementar esse conceito.
Conheça as Característica dos Perfis Comportamentais
O primeiro passo para ser um líder comportamental é conhecer as particularidades dos perfis comportamentais. Cada perfil traduz a forma como cada pessoa reage a diferentes estímulos, além de mostrar seus pontos fortes e pontos de melhoria e, quando combinados, podem mostrar pontos altos de aproveitamento e, até mesmo, de melhorias para a sua gestão.
Promova mais Diálogos entre a Liderança e os Colaboradores
Com as informações que as ferramentas de mapeamento comportamental fornece, o gestor pode conseguir introduzir espaços de conversas onde as pessoas possam expressarem e mostrarem pontos de melhorias que possam não ser visíveis pela gerência. Dessa forma, elas se sentem acolhidas e entendem que são parte importante dentro da companhia.
Entenda como Motivar e Engajar cada Perfil
Além de conhecer os perfis, uma das características do líder contemporâneo é a busca por estratégias para engajar, motivar e extrair os melhores resultados com base nas características de cada perfil.
Por exemplo, o perfil comunicador têm mais dificuldades em receber feedbacks negativos. Já os executores tendem a evitar conversas longas e querem resolver imediatamente suas pendências. Já os planejadores preferem um ambiente com regras e uma liderança mais autocrática.
Mas afinal, qual a melhor forma de ter sucesso com a Liderança Comportamental?
No decorrer desse artigo vimos que, a teoria da liderança comportamental envolve um conhecimento aprofundado dos perfis comportamentais, tanto o autoconhecimento do seus líderes, quanto da equipe. Mas, conhecimentos como esse demandam aprimorar também formas de aplicação assertiva de feedbacks, e ações que possam garantir o bem estar da equipe.
Com a Formação de Analista Comportamental DISC você se torna apto para trabalhar melhor com os perfis de modo à garantir a produtividade e a motivação da equipe.
Converse agora mesmo com o nosso time e consultores e garanta sua vaga para a próxima turma da Formação.