O Que é e Como Construir Uma Engenharia De Cargos?
Um dos maiores desafios para os profissionais de Recursos Humanos é o de mensurar características subjetivas e transformá-las em dados capazes de trazer resultados mais eficazes e eficientes. Pensando nessa necessidade, surgiu então a Engenharia de Cargos, que é o meio pelo qual uma empresa pode descrever quais as soft e as hard skills desejadas para um determinado cargo.
A Engenharia de Cargos auxilia a empresa no aumento da assertividade no momento das contratações, e para desenvolvê-la é necessário possuir conhecimentos profundos sobre o cargo, a demanda e a cultura da empresa.
Conheça mais sobre essa ferramenta e seus benefícios nos próximos tópicos.
Para que serve a Engenharia de Cargos?
A Engenharia de Cargos se baseará em diversos critérios para tornar os processos de seleção de novos candidatos cada vez mais ágeis e coerentes, o que ajuda a reduzir o tempo do profissional de RH que poderá investir mais em gestão de pessoas e a reduzir os custos com contratações erradas.
Para construir a Engenharia de Cargos a tecnologia pode ser uma ótima aliada, a exemplo temos o software Sólides Gestão, que além de integrar de forma simples, prática e personalizada as informações dos colaboradores, possui recursos que facilitam o emprego desta ferramenta no dia a dia da empresa.
O Sólides Gestão disponibiliza de maneira muito didática e prática as informações obtidas a partir do mapeamento comportamental realizado por meio do software parceiro, Profiler DISC, que poderão ser utilizadas para estruturar a Engenharia de Cargos.
Com esta ferramenta é possível construir, filtrar e mapear as competências e características comportamentais ligadas a um determinado cargo de acordo com a necessidade da empresa, e a partir disto, analisar a compatibilidade que um candidato tem com este cargo.
Como citado anteriormente, a construção de uma boa Engenharia de Cargos depende de uma série de fatores, tais como: conhecimentos sobre a cultura e políticas da empresa, descrição de cargos conforme previsto na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e principalmente as competências e hard/soft Skills imprescindíveis para aquela posição.
Benefícios da Engenharia de Cargos
Quando sabemos quais as características desejadas para um determinado cargo, as chances de contratar a pessoa certa para o lugar certo são maiores, e esse é um dos principais benefícios em se construir uma Engenharia de Cargos, mas não é o único.
Veja a seguir mais alguns benefícios desta técnica para a sua empresa:
Para aumentar a assertividade em mudanças internas: quando for necessário movimentar um colaborador que possui um bom potencial, mas que não está sendo aproveitado da forma adequada na área em que está;
- Para elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual: que auxilia a potencializar as competências do colaborador em relação as exigências do cargo;
- Retenção de talentos: permite com que a empresa valorize o seu capital humano e invista cada vez mais no aprimoramento destes, fazendo com que se sintam valorizados e com isso, tenham um aumento em seu desempenho;
- Para embasar plano de cargos e salários: a empresa pode eliminar níveis e aumentar a complexidade dos cargos para melhor se adequar ao mercado.
Essas são apenas algumas das vantagens existentes na construção de uma Engenharia de Cargos, que vem sendo cada vez mais utilizada para alavancar a performance de uma empresa.
Se em sua empresa a Engenharia de Cargos ainda não é uma realidade, comece agora mesmo os esforços para implantá-la, otimizando ainda mais os processos de sua organização rumo ao alcance de resultados.
Com o Sólides Gestão é possível conquistar estes e muitos outros benefícios para a Gestão de Pessoas, se ficou interessado Clique aqui para obter todas as informações sobre essa ferramenta.
Caso tenha qualquer dúvida, nossa equipe estará à disposição para te ajudar.