Equipes Alta Performance Liderança

Os Diferentes tipos de Liderança Comportamental

Ser um líder vai além da execução de uma função. Esse papel exige que o profissional possua conhecimentos, habilidades e atitudes que inspirem outras pessoas na busca por objetivos em comum, esse artigo iremos ver os tipos de Liderança.

Desde já, a liderança não é uma atividade estática, ela pode variar de acordo com o contexto e com o perfil profissional de quem a desempenha. E quando falamos em perfil de liderança, podemos pensar em alguns que realmente se destacam dentro das empresas.

Mas, você sabe dizer quais são esses perfis e como seus estilos são expressados junto a sua equipe?

Bom, selecionamos os 4 principais modelos de liderança e você poderá entender mais sobre cada um deles no próximo tópico.

Entendendo os 4 principais estilos de liderança

A Liderança Autocrática:

Nesse estilo de liderança temos um perfil de líder mais fechado e orientado a resultados, em geral, esse líder costuma seguir seus próprios critérios internos para a condução da equipe. São comumente autoconfiantes, impositivos, ditam normas e regras e direcionam o ritmo do trabalho. Algumas de suas principais características são: foco em tarefas, dominância e autoritarismo e centralização das tomadas de decisão.

 
A Liderança Democrática:

O líder democrático é aquele que possui maior flexibilidade e abertura para opiniões e participações dos membros da equipe. Este estilo de líder costuma escutar e a partir de um consenso, elaborar novas regras de trabalho que sejam benéficas a todos. Algumas de suas principais características são: perfil orientado a pessoas, considera opiniões, participativo e abre espaço para a divisão de tarefas.

A Liderança Liberal:

Este estilo de liderança é na verdade constituído por uma ausência de liderança. Neste modelo o líder é uma figura mais representativa, não tomando muitas decisões. São comuns de serem encontrados em equipes mais maduras e que não demandam de supervisão constante. Algumas de suas principais características são: ausência de supervisão constante, tarefas bem divididas, liberdade para a participação e tomada de decisões dos membros da equipe.

A Liderança Situacional:

Esta liderança é uma das mais requisitadas pelas empresas, pois adota diferentes estilos de acordo com o contexto. Neste modelo há uma adaptação do líder ao nível profissional, ao meio e aos membros da equipe. O principal diferencial deste modelo é o de considerar que perfis de pessoas diferentes necessitam de abordagens diferentes.

Quais as principais vantagens encontradas em cada perfil de liderança?

Todos os estilos de liderança possuem pontos positivos e pontos a serem desenvolvidos. Não existe um perfil de líder bom ou um perfil de líder ruim, existem perfis que são mais ou menos adequados ao tipo de equipe que será gerida.

Neste tópico veremos quais as vantagens cada um dos perfis apresenta:

Líder Autocrático:

Este estilo de líder pode ser muito útil em equipes desorganizadas e dispersas. Times com muitos perfis comportamentais diferentes, que são mais resistentes a regras e costumam apresentar muitos problemas.

Líder Democrático:

Este estilo de líder atua de forma muito eficaz em equipes com muitas ideias, mas pouco senso de planejamento. Times que participam, mas não possuem atitudes para ações se dão muito bem sob responsabilidade deste modelo de liderança.

Líder Liberal:

Equipes mais maduras, onde cada um desempenha sua função de maneira ordenada e bem estruturada são os mais indicados para esse tipo de liderança.

Líder Situacional:

Este estilo de líder é indicado para empresas nas quais exista um fluxo constante de entrada e saída de pessoas, transições entre os departamentos, dentre outras. Por ser um perfil mais adaptativo, dificilmente este líder se negará a enfrentar desafios.

 

Os Maiores Desafios do Líder de Cada Estilo

Um líder é o sujeito capaz de inspirar pessoas através de suas próprias ações. São eles os responsáveis por coordenar esforços rumo ao alcance de resultados.

Ainda mais, que o papel seja o mesmo, os líderes possuem características que os diferenciam entre si, e quando estimulados de forma negativa, podem desenvolver altos níveis de estresse.

Neste tópico veremos o que pode irritar cada estilo de liderança. Veja a seguir:

Líder Autocrático:

Liderados insubordinados, questionadores e extremamente invasivos são, sem sombra de dúvidas, o maior temor destes profissionais.

Líder Democrático:

Equipes introvertidas, pouco participativas e acomodadas. Esses perfis de pessoas podem despertar tendências negativas no líder democrata.

Líder Liberal:

Equipes desorientadas, que precisam de direção e com poucas iniciativas. O líder liberal com toda certeza teria serias dificuldades em lidar com pessoas neste estilo.

Líder Situacional:

Apesar de ser um líder com facilidade para lidar com diversos perfis de pessoas, o líder situacional pode se desestabilizar com o volume da equipe.

Equipes muito grandes e com muitos perfis comportamentais diferentes exigem o emprego de muita energia e isso pode gerar estresse para este estilo de liderança.

Logo, conhecer os diferentes perfis de liderança pode auxiliar no desenvolvimento do planejamento estratégico de uma empresa, pois quando essas características são aplicadas no contexto adequado, a possibilidade de efetividade do sucesso se torna mais acessível à realidade.

Se interessou pelo assunto e quer conhecer mais sobre Liderança e como desenvolvê-la, Clique aqui para entender as vantagens da Liderança Comportamental em sua empresa. Caso tenha qualquer dúvida, nossa equipe estará à disposição para te ajudar.