Descubra os mitos sobre a Gestão de Pessoas
Você sabia que no RH existem mitos que muitas pessoas e empresas ainda consideram verdades? Por isso, manter-se constantemente atualizado nos assuntos e mudanças do setor é o caminho para que você, profissional de RH, não contribua para que se perpetue os diversos mitos. Quer saber quais são eles? Acompanhe o texto abaixo.
Mitos que cercam o setor de RH
A preferência por modelos tradicionais e ultrapassados podem travar o desenvolvimento do setor RH, fazendo com que os resultados da empresa também fiquem estagnados. Existem algumas ideias que perduram de maneira mais comum entre gestores e líderes, como:
Burocracia:
O RH é visto como o setor burocrático da empresa: Sabemos que o Departamento Pessoal lida diariamente com diversas formalidades e processos, mas precisamos entender a diferença entre DP e RH. O foco do departamento de RH é desenvolver, motivar, engajar e reter os colaboradores, garantindo à organização mais produtividade e melhores resultados. Portanto, é necessário que haja conscientização da importância desse setor nas estratégias da empresa.
Inovação:
Muitas empresas ainda acreditam que, para implementar uma cultura de inovação e criatividade, é preciso grandes investimentos em tecnologia, mas não é bem assim. Ser criativo, pensar em soluções fora da caixa, descobrir formas mais econômicas e inteligentes de se realizar processos e ações é uma prática que pode e deve ser implementada no dia a dia da organização e nas atividades mais básicas.
Candidatos são pacientes:
Não se engane, candidatos não ficam lhe esperando por semanas, durante um processo seletivo. O R&S das empresas precisam ser ágeis e eficientes, pois existe uma concorrência no mercado de trabalho. Quando não recebem atualizações, 47% dos candidatos desistem dos processos, além de existirem determinados setores com escassez de candidatos, e a agilidade precisa ser ainda maior.
Incentivos financeiros:
Alguns profissionais de RH ainda acreditam que a única forma de engajar e motivar os colaboradores é por meio de promoções e bonificações, porém, pesquisas mostram cada vez mais a valorização de outros pontos vêm crescendo. Portanto, oportunidades de aprendizado, identificação com a cultura e o propósito da empresa, benefícios flexíveis, respeito e reconhecimento de suas individualidades comportamentais são alguns dos principais incentivos para as gerações mais novas.
Tecnologia:
Utilizando do argumento de que “a tecnologia torna o RH menos humano”, muitos ainda resistem em aderir ao uso de ferramentas tecnológicas no setor. Mas, na verdade, através de dados concretos e mensuráveis, a te4cnologia humaniza a gestão de pessoas, além de existirem ferramentas como o mapeamento comportamental, que permite ao setor tomar decisões muito mais assertivas. Assim, a gestão deixa de ser guiada por achismos e passa a ser muito mais precisa, direcionada e personalizada.
Não dê brecha para os Mitos!
Conhecer o setor de RH e todas as suas estratégias e inovações é muito importante para que você saiba quando está tomando uma decisão certa ou se está se baseando em achismos.
Desvie de tudo que não é confiável e torne sua organização mais estratégica de forma geral. Você pode fazer isso aplicando uma Gestão Comportamental eficiente, através de ferramentas eficazes, como é o caso do Gestão, uma plataforma completa de RH. Conheça mais sobre o Sólides Gestão acessando a nossa página.
Deseja adquirir novos conhecimentos e abordagens para melhorar a Gestão da sua equipe? Torne-se um Especialista na Metodologia DISC com a nossa Formação de Analista Comportamental DISC, fale agora mesmo com a nossa equipe e conheça mais vantagens e benefícios que a Formação pode te oferecer.