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Perfil Comportamental: Como aplicar melhor os feedbacks

Aplique os melhores feedbacks com o DISC

Em um ambiente corporativo, é fundamental para o profissional, independente da área, ter um feedback sobre suas ações, planos e comportamentos. E com esse feedback aplicado corretamente, o profissional será capaz de conhecer seu desempenho, saiba diferenciar o certo do errado e reflita sobre seu comportamento dentro da empresa.

Mas, para oferecer esse retorno da maneira mais eficaz possível, conhecer o perfil comportamental de cada colaborador é essencial. Quando o gestor, de RH ou líder, conhece o perfil do colaborador que receberá o feedback, fica mais fácil alinhar o tipo de abordagem ideal utilizar para causar um impacto positivo e aprimorar ainda mais o potencial do profissional avaliado.

No nosso artigo hoje vamos te explicar sobre a importância de alinhar o feedback de acordo com os perfis comportamentais para um melhor desempenho da sua empresa. Confira abaixo!

 

Por que conhecer cada Perfil Comportamental auxilia na aplicação do feedback?

Classificar pessoas de acordo com perfis pode parecer algo novo, mas não é. Essa classificação existe desde a década de 1920, quando o psicólogo William Marston desenvolveu conceitos comportamentais para os indivíduos os quais hoje conhecemos como a metodologia DISC, que serve como referência para diversos softwares de RH.

Antes de mais nada, para iniciar um processo de devolutiva comportamental com mais assertividade, o primeiro passo é utilizar dessa tecnologia para aplicar o mapeamento de perfil comportamental. Utilizando as informações que o software o Gestor ou a equipe de RH conseguem passar aos seus colaboradores informações mais detalhadas sobre os seus comportamentos predominantes é utilizar dessa tecnologia para aplicar o mapeamento de perfil comportamental.

Com essas informações é possível identificar com maior eficácia os níveis de produtividade e de rotatividade atuais da empresa, facilitando nos pontos a serem abordados no momento do feedback.

Confira algumas dicas para aplicar devolutivas positivas e negativas, de acordo com cada perfil comportamental.

 
Executores
Feedbacks Negativos

Os executores valorizam muito os bons resultados, logo, receber um feedback negativo significa que as metas não estão sendo alcançadas. O objetivo, após receber o feedback, o executor começará a pensar em alternativas para resolver a situação e oferecer melhores resultados.

Como esse perfil é competitivo e gosta de jogos, é interessante dizer que você acredita no potencial dele e que confia que ele pode trazer resultados ainda melhores.

Feedbacks Positivos

Assim como os planejadores, os executores também são mais introvertidos. Logo, não se deve esperar uma resposta extremamente calorosa em um momento como esse. Não que sejam mal-agradecidos, mas, mesmo valorizando o trabalho e gostando de acertar, estão sempre pensando no próximo desafio.

Oferecer feedback de acordo com perfil comportamental de cada colaborador, fará com que você, profissional de RH, juntamente com o gestor, agregue valor e boas práticas nas atividades de sua empresa.

 
Comunicadores
Feedbacks Negativos

Positivos na maior parte do tempo, um feedback negativo pode deixar os comunicadores desestimulados e reflexivos. Por isso, é importante explicar com clareza e objetividade qual ponto o comunicador precisa melhorar, além dos impactos que suas ações estão causando na equipe.

Feedbacks Positivos

Os comunicadores gostam de ter reconhecimento pelo seu trabalho e de compartilhar todo tipo de informações e sentimentos com seus colegas. Logo, é necessário ter atenção com o que falará no momento de dar um feedback positivo, a fim de evitar situações desagradáveis com comentários que contaminem a equipe negativamente. Então, ao invés de uma frase de elogio, prefira investir em ações, como colocá-lo como mentor de novos integrantes ou líder de uma equipe.

 
Planejadores
Feedbacks Negativos

Diferente dos comunicadores, que são mais informais, os planejadores precisam de uma linha de raciocínio para o momento de feedback, independente de ser positivo ou negativo. Isso porque eles tendem a ser mais introvertidos e não gostam de ser o destaque do grupo, preferindo dar valor ao trabalho com os colegas.

Logo, o primeiro passo para dar um feedback para planejadores é elaborar uma estrutura formal.


Feedbacks Positivos

Os planejadores tendem a ser inseguros, dentre todos os perfis comportamentais eles são os que apontam mais fortemente essa característica. Ou seja, quando damos uma notícia boa para eles, a primeira reação geralmente é de não acreditar. Logo, os retornos positivos tendem a deixar esse profissional feliz e empolgado, mas não é a mesma empolgação de um comunicador.

É comum que ele se sinta em sintonia com o ambiente de trabalho e com as pessoas, consequentemente, fica muito mais tranquilo em exercer suas atividades.

 
Analistas
Feedbacks Negativos

Os analistas sempre priorizam a qualidade na entrega de suas tarefas. Logo, em caso de feedback negativo, a gestão precisa estar consciente que estará abordando o principal tópico no cotidiano do seu trabalho: a qualidade.

Então, naturalmente, o colaborador ficará impactado e chateado com o diálogo. Ao conversar com os analistas é importante considerar que, antes mesmo de ter acontecido um problema ou uma falha, houve muito estudo e dedicação do profissional. Por isso, a hora de dar feedbacks sobre esse ponto pede que o gestor considere todo o histórico.


Feedbacks Positivos

Dar feedbacks positivos para analistas também é um desafio. Isso porque eles se cobram demais e não estão acostumados a olhar para o seu trabalho com positividade. Logo, utilize a tecnologia como uma aliada para comprovar por meio de dados o seu desempenho.

O embasamento em informações e estatísticas é tão importante no feedback negativo quanto no positivo.

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