Perfil Comportamental: Aumente a Produtividade dos Colaboradores com o DISC
Números, desempenho e perfil comportamental são fatores de extrema importância dentro de uma empresa, porém muitos contratantes e gestores de RH ignoram que ambos estão atrelados. Afinal, embora o desempenho esteja ligado intimamente aos funcionários, estes passam a representar valores antes mesmo de serem contratados, daí a importância de serem o mais produtivo possível.
Sim, é possível prever a produtividade antes mesmo de realizar uma contratação, da mesma forma em que é perfeitamente possível torná-la maior com o passar do tempo, quando se fizer necessário.
A forma mais eficaz de isso ocorrer é considerando o perfil comportamental do colaborador, como falaremos a seguir.
A Produtividade atrelada ao Perfil Comportamental
Considerando que uma contratação não deixa de ser um investimento, e que qualquer gestor espera obter retorno sobre cada quantia investida, é preciso saber contratar cada colaborador de forma assertiva, prezando a produtividade que o mesmo poderá apresentar em relação às suas atividades.
Aliás, uma contratação assertiva, utilizando como base o perfil comportamental do candidato, visa não só garantir a produtividade, mas também manter a motivação de toda a equipe e, com isso, evitar demissões e novas contratações, que comprometem o tempo e o orçamento da empresa.
Mas, afinal, como utilizar o perfil comportamental de uma pessoa visando o aumento de sua produtividade?
A resposta para essa pergunta é simples: pode-se, e deve-se, lançar mão de modelos já renomados de estudos de perfil comportamental, como o DISC, que determina que tais perfis existem em quatro tipos distintos de características predominantes: Dominância, Influência, eStabilidade e Conformidade.
Uma pessoa pode perfeitamente apresentar fortemente duas dessas características em sua personalidade, porém uma delas sempre irá se destacar mais, guiando a empresa no que diz respeito a distribuição de tarefas e, claro, a produtividade que se pode esperar do colaborador em questão.
Portanto, durante o processo seletivo, ao se utilizar o perfil comportamental como base de análise, adotando ou não o DISC como principal aliado, será possível identificar se o candidato de fato combina em todos os sentidos com a vaga oferecida.
Já ao ser aplicado posteriormente, ao notar queda de produtividade, por exemplo, a análise de perfil comportamental auxiliará na tarefa de descobrir se as atividades desempenhadas já não combinam mais com o perfil do funcionário, de modo que ele possa ser alocado em outra que lhe deixe mais satisfeito e, consequentemente motivado e produtivo.
Como aumentar a Produtividade com o DISC
A Metodologia DISC foi desenvolvida para ser utilizada em forma de teste, bastando teoricamente somente aplica-lo para se obter as informações necessárias acerca do perfil comportamental do colaborador.
Porém, como o objetivo é aumentar a produtividade, espera-se que o tempo de todos seja otimizado, incluindo o do RH, sendo preciso adotar ferramentas mais completas e que entreguem resultados igualmente satisfatórios em poucos minutos.
É o caso do software Profiler, criado com base na metodologia DISC e outras teorias e reconhecido nacionalmente como um dos melhores aliados para o estudo do perfil comportamental.
Com ele, em menos de 10 minutos é possível obter todas as informações de que você precisa, identificando se as características comportamentais do colaborador vão ou não de encontro às suas atividades dentro da empresa, podendo ser esse o motivo que atrapalha o aumento da produtividade.
Nesse caso, uma simples alteração na função pode ser a solução e, o melhor: o Profiler pode ser usado periodicamente, garantindo que todos estarão satisfeitos e motivados com seus respectivos cargos.
Aumentar produtividade tem a ver com colocar a pessoa certa no lugar certo e para fazer isso, identificar o perfil comportamental da pessoa e a do cargo, é mais de meio caminho andado.
Outras formas de Aumentar a Produtividade
Além de utilizar a análise de perfil comportamental, sua empresa pode adotar também outras formas de estimular o aumento de produtividade por parte dos colaboradores. Trata-se de medidas simples, porém eficazes, como:
- Manter um ambiente de trabalho organizado e estimulante;
- Definir metas, tanto individuais quanto para a equipe;
- Trabalhar com prazos, determinando quais tarefas devem ser realizadas em determinado tempo ou dia;
- Estimular o uso de agendas, planners, temporizadores e outras ferramentas que auxiliam a execução de tarefas de forma organizada.
- Manter um ambiente de trabalho organizado e estimulante;
Comece a aumentar a produtividade dos seus funcionários agora mesmo, colocando as dicas acima em prática e, principalmente, utilizando a análise de perfil comportamental como a principal ferramenta para aumentar também a motivação e gerar resultados cada vez melhores.
Quer conhecer mais sobre nossos serviços e o software Profiler DISC, que pode ser utilizado em todos os departamentos de sua empresa, fale com nossos consultores e saiba mais detalhes.