Planejamento para 2019: você já definiu como será seu ano?
Mais um ano se inicia, porém muitas pessoas ainda não fizeram um planejamento para 2019, seja no campo pessoal ou no profissional, e isso certamente fará toda a diferença nos meses que estão por vir. Principalmente nesse segundo campo, se planejar corretamente é uma das formas de poder evoluir e conseguir atingir todas as metas previstas, mas como realmente começar?
Se essa também é sua dúvida, adiantamos que dar o primeiro passo é muito mais simples do que parece. Veja abaixo.
Como começar seu Planejamento para 2019
Inúmeras pessoas preferem começar e terminar o ano sem metas, mas elas são sim, muito importantes do ponto de vista profissional. Seja você é Gestor/líder de uma empresa ou o responsável por algum área, certamente irá concordar que sem planejamento as coisas simplesmente ficam sem rumo, se tornando difícil a tomada de decisões, então comece o quanto antes!
E a melhor forma de começar seu planejamento para 2019 é olhando para o passado, ou seja, para o ano que encerrou ou até mesmo o anterior a ele. Confira abaixo:
- Quais metas você havia traçado até então para você, sua equipe e a empresa?
- O que acabou ficando somente no papel?
- Quais fatores influenciaram para que essas metas não se realizassem e o que pode ser feito para evitar que eles voltem a atrapalhar?
- O que ainda não tens hoje, que terás que desenvolver para atingir esse objetivo?
- Como meu comportamento pode ser alterado para contribuir ainda mais para o atingimento desse objetivo?
- Quais capacidades e habilidades podem ser desenvolvidas para contribuir ainda mais para o atingimento desse objetivo?
- De quais aspectos abrirei mão?
- De quais aspectos não abrirei mão?
- O que não estou disposto a fazer para atingir esse objetivo?
Pensar somente no futuro costuma ser um erro nessas horas, por isso tente realmente olhar para o que ficou pendente e quais lições pode tirar disso.
Ao analisar tudo isso, o que estou disposto a fazer para atingir esse objetivo?
E como estamos falando especificamente do ponto de vista profissional, não há como fugir do planejamento estratégico em si, que começa com os passos acima. Nesse caso, o olhar para o passado diz respeito a analisar, entre outras coisas, os números alcançados, traçar uma previsão para o próximo período e como cumprí-la.
Afinal, essas são apenas algumas certezas que líderes e colaboradores bem preparados conseguem ter, pois em outros cenários, como a economia, as coisas tendem a ser incertas e mutáveis, cabendo a cada um olhar com empenho para seu próprio negócio, esperando o melhor do mercado. O ideal é que seu planejamento estratégico para 2019 já estivesse pronto, mas sempre é hora de começar. Para isso, adote alguns passos simples, como:
- Cite três grandes objetivos para 2019;
- Escolha quais dos três objetivos você decide focar mais ainda;
- Quando quer atingir especificamente tal objetivo? (data específica, circunstâncias, detalhamento da conquista no quesito temporalidade);
- O que tens agora que podes utilizar para iniciar hoje, agora, o atingimento deste objetivo? (recursos, habilidades, conhecimentos, estrutura);
- O que ainda não tem hoje, que terás que desenvolver para atingir esse objetivo?
- Com quem, onde, quando e o que farás para conseguir tal coisa?
Feito isso, agora vem a principal parte: Envolva sua Equipe!
Duas ou mais cabeças pensam, e analisam, muito melhor que uma. Por isso reúna sua equipe para que juntos avaliem o período passado e o que pode ser melhorado e alcançado no próximo.
Refaça sua Análise Swot
Partindo da ideia de que você já possua essa análise, busque refazê-la para poder identificar se há mudanças. Suas fraquezas, por exemplo, podem ter diminuído, tornando o cenário mais otimista para o ano que se inicia.
Mantenha o Foco
Existem dezenas de objetivos que os donos e colaboradores de uma empresa querem que ela alcance, mas será que são mesmo importantes? No período entre o fim e o começo do ano é hora de desacelerar e focar em entender o que realmente fará a diferença e deve ser priorizado.
E a dica mais importante de toda: comece!
Não espere o momento perfeito aparecer, e muito menos deixe de fazer seu planejamento apenas por que já se passaram algumas semanas do início do ano.