Perfil Comportamental RH Sem categoria Treinamentos

Recrutamento e Seleção: Como ser mais assertivo considerando o perfil comportamental do candidato

Os processos de Recrutamento e Seleção fazem parte da rotina de qualquer empresa, independentemente de seu tamanho. Porém, precisam ser assertivos em todos os aspectos para evitar perda de tempo e, consequentemente, de dinheiro.

Uma das maneiras mais eficazes de alcançar essa assertividade é considerando o perfil comportamental dos candidatos, estratégia que infelizmente não é considerada por todos os recrutadores.

Se sua empresa também realiza processos seletivos constantemente, você já deve ter percebido o quanto eles podem ser desgastantes desde o início, muitas vezes resultando em contratações que não condizem com o perfil da área desejada.

Descubra nesse post como evitar esse problema.

 

A Importância do Perfil Comportamental no Processo Seletivo

A análise do perfil comportamental de fato é primordial para que os processos seletivos gerem os resultados esperados, porém a partir do momento em que se identifica a necessidade de preencher uma vaga já é possível adotar estratégias que visam igualmente o sucesso final sem deixar de lado esse importante fator. Quanto mais completa, transparente e direta estiver a descrição da vaga, por exemplo, mais fácil será atrair somente candidatos que tenham a ver com ela.

Além disso, pedir para que enviem junto ao currículo o link de seus respectivos perfis no LinkedIn ou mesmo em outras redes sociais para serem analisados também é uma ótima forma de filtrar todos que mostraram interesse.

Chegada a hora da entrevista em si, é hora de colocar em prática efetivamente os métodos que visam traçar com fidelidade o perfil comportamental de cada candidato, o que certamente demandará mais tempo quando feita uma comparação com métodos mais simples de seleção, mas sem dúvida apresentará resultados mais compensadores.

Considerando que cada pessoa possui um perfil distinto e único, que a leva a se comportar de determinadas maneiras, pode-se entender a importância de detectar o perfil comportamental durante o processo seletivo, mas como fazer isso da forma correta?

 

Identificando o Perfil Comportamental do seu Candidato

A melhor forma de obter assertividade nos processos de recrutamento e seleção considerando o perfil comportamental, além de utilizar dinâmicas para avaliar o comportamento de cada candidato diante de uma situação específica, é adotar ferramentas próprias para esse fim, como o Gescon Profiler, desenvolvido com base na metodologia DISC e com assertividade acima de 97,7%.

Essa metodologia considera unicamente 4 características de um indivíduo, sendo elas Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Porém, trabalhada dentro do Profiler, junto a indicadores e teorias específicas, resulta nos 4 perfis comportamentais conhecimentos atualmente que são Comunicador, Executor, Planejador, Analista.

Cada um, obviamente, possui suas características, buscando também analisar os fatores do DISC em cada candidato, com base em atividades e perguntas planejados previamente pelo recrutador.

 

Os Maiores Benefícios da Metodologia

Ao utilizar o mapeamento de perfil comportamental é possível obter mais assertividade no processo seletivo, o que contribui não só para que a vaga seja preenchida corretamente e o mais rápido possível, colocando a pessoa certa na vaga certa, de acordo com a vaga e com o perfil do candidato.

O turnover e a baixa produtividade são fatores que tendem a deixar de existir quando se utiliza a ferramenta de mapeamento de perfil comportamental como estratégia na hora da contratação e também nos treinamentos, portanto quanto antes este elemento chave começar a ser utilizado em sua empresa, melhor e muito mais eficaz será o seu processo seletivo.

Quer conhecer mais sobre os benefícios que o software Profiler DISC pode disponibilizar à todos os departamentos de sua empresa? Fale com os nossos consultores e saiba mais sobre a ferramenta.

Comments (5)

  1. A tecnologia não substitui as pessoas, ajuda a se desenvolverem. -
    06/05/2019

    […] Mas como uma ferramenta tecnológica pode ser tão precisa a ponto de auxiliar na análise do Perfil Comportamental de cada candidato? […]

  2. Qual importância utilização ferramenta Perfil Comportamental empresas
    13/05/2019

    […] Uma contratação bem feita pode fazer milagres por uma empresa em inúmeros sentidos, e gestores que sofrem com altas taxas de rotatividade sabem o quanto isso é verdade. Mas conseguir o colaborador ideal para uma vaga não é fácil, sendo preciso lançar mão de aliados a altura para obter assertividade. […]

  3. Como cada geração pode influenciar na contratação? - Gescon Treinamentos
    17/06/2019

    […] de forma pessoal ou por vídeo, com dinâmicas em grupo, jogos, testes online etc. As etapas de um processo seletivo envolvem diferentes recursos e formas de avaliação, de acordo com as exigências da vaga e o que […]

  4. Como Gerenciar Talentos? - Gescon Treinamentos
    01/07/2019

    […] que ter ciência de que não é a maneira certa a se fazer um Recrutamento e Seleção, Remanejamento de colaboradores já existentes na empresa, e tantas outras atividades que diz […]

  5. Entenda o que é devolutiva e a sua importância na Análise de Perfil Comportamental - Gescon Treinamentos
    13/08/2020

    […] processos seletivos, quando é preciso conversar com candidatos que não foram […]

Comments are closed.