Você já pensou que um dos problemas que uma empresa enfrenta é a alta rotatividade de colaboradores? O que pode ser um problema mais sério, pois uma empresa que não tem facilidade em reter seus talentos, a tendência é ter baixa produtividade e uma taxa de rotatividade muito alta.
Esses problemas podem estar relacionados à produtividade, maiores gastos com demissão e novas contratações, perca de tempo e outros recursos. Então, tudo isso compromete todo o processo empresarial.
Pensando nisso, iremos abordar neste artigo sobre as possibilidades de reter seus talentos com a ferramenta ou metodologia DISC.
Acompanhe!
O que é a Metodologia DISC?
Essa metodologia procura identificar nos candidatos o perfil comportamental, e também a empresa consegue saber como certos perfis podem ser melhor aproveitados pela empresa.
DISC significa Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Ao usar essa metodologia DISC, é possível fazer uma análise de cada colaborador, com base nesses fatores.
Essa metodologia foi criada pelo psicólogo William Marston. E, com uma análise DISC na mão, o gestor consegue identificar o perfil do profissional, acompanhar e desenvolver de maneira mais assertiva impactando de maneira positiva com aumento de produtividade, motivação e engajamento diminuindo os custos com rotatividade.
Ao identificar o perfil comportamental de uma pessoa, você consegue, por exemplo, entender o que motiva um colaborador, como ele está desempenhando suas atividades, como reage sob pressão, e se ele se adapta as atividades e ao fit cultural da empresa.
O uso da ferramenta DISC na retenção de talentos
Essa ferramenta ao ser usada num processo interno do RH, é possível ver o nível de aproveitamento do profissional, evitando perder bons profissionais a curto e médio prazo.
Quando as competências estão sendo exploradas, aproveitadas, no seu trabalho, nós colhemos os resultados disso, a tendência é que a produtividade e a motivação aumente, e o contrário disso gera cada vez mais desmotivação e descontentamento deste profissional.
Com o acompanhamento de índices e alertas que nos mostram, podemos evitar que um colaborador peça uma demissão, por exemplo.
Veja alguns fatores que geram o nível de aproveitamento mais baixo:
- Fluxo de trabalho muito lento.
- Não reconhecimento de suas atividades.
- Interrupções de trabalho muito frequentes.
- Exercer atividades que não estão sob a área de talento da pessoa, não se tornando inteligente para ela.
- Delegação de tarefas, má distribuição de tarefas.
Com isso, você pode traçar ações para valorizar seus colaboradores, de modo a aproveitar melhor as capacidades desses profissionais.
Enfim, neste artigo, você viu mais sobre a ferramenta DISC e suas contribuições para a retenção de talentos numa empresa. Com o uso apropriado dessa ferramenta sua empresa consegue ter uma gestão comportamental mais estratégia da sua equipe.
Caso queira conhecer mais sobre a Ferramenta DISC ou os Perfis Comportamentais DISC, venha se tornar um Analista Comportamental com a nossa Formação e seja um especialista no assunto. Fale agora mesmo com o nosso time de especialistas e garanta já sua vaga na próxima turma.