RH Estratégico: entenda o que é e como aplicar o Perfil Comportamental
Por mais que existam atividades rotineiras em qualquer empresa, elas possuem o importante papel não só de manter os resultados aparecendo, mas também de fazer com que metas e objetivos sejam atingidos seja a curto, médio ou a longo prazo.
Isso, porém, só é possível através de estratégias, que devem estar presentes em todos os departamentos. Um RH Estratégico, portanto, também é fundamental para que a empresa prospere, possuindo características específicas que merecem sua atenção.
Saiba mais no decorrer desse post e descubra por que deve usar o perfil comportamental de seus colaboradores nesse contexto.
O que é um RH Estratégico?
Um RH Estratégico é aquele que cria estratégias pertinentes ao departamento para que sejam alcançadas a longo prazo, sem desconsiderar que toda estratégia é composta por processos e, com isso, analisando também o caminho a ser trilhado para se chegar a determinado objetivo traçado.
Como mencionado brevemente no início desse post, todos os departamentos podem, e devem ter estratégias bem traçadas e que conversem com a política e os objetivos da própria empresa, com cada um deles apresentando suas particularidades.
No que diz respeito ao RH estratégico, o que o difere é o principal elemento utilizado: o capital humano. E quando falamos de capital humano não nos referimos somente aos colaboradores e líderes que compõem a organização, as estratégias de RH são feitas de pessoas e para pessoas, considerando todo o time da empresa, e por isso é tão importante ter os colaboradores certos na equipe e cuidar dos processos de recrutamento e seleção da forma correta.
O recrutamento com base na análise do perfil comportamental, por sinal, é fundamental para manter e desenvolver talentos, o que não deixa de influenciar positivamente qualquer estratégia. Mas como de fato unir o perfil comportamental ao RH estratégico?
Utilizando o Perfil Comportamental para traçar estratégias
O primeiro passo é compreender a existência e a particularidade de cada perfil comportamental utilizando ferramentas específicas para esse fim, com o mapeamento de perfil comportamental Gescon Profiler.
Ao criar um planejamento estratégico nesse departamento, é de suma importância delegar funções para cada membro da equipe, e aí surge a importância de ter o perfil comportamental como aliado considerando ainda dois fatores: não há estratégia sem uso correto de informação, e há perfis que não lidam corretamente com dados.
Num cenário como o do RH estratégico, no qual é preciso colher e analisar dados, conhecer as tendências comportamentais de todos é fundamental para delegar tarefas de acordo com as aptidões e poder traçar estratégias de acordo com os resultados esperados.
Mas afinal, qual a importância do RH Estratégico?
Além da vantagem de poder utilizar o perfil comportamental ao traçar metas a longo prazo, o RH estratégico participa de todos os departamentos da empresa, influenciando diretamente em sua lucratividade. Afinal, ao planejar mudanças nos benefícios para os colaboradores, por exemplo, pode gerar economia de milhares de reais em relação a processos seletivos.
Uma ótima forma ressaltar a importância que essas medidas têm para todos, é manter os resultados alcançados pelo RH estratégico à vista de todos os envolvidos, em locais como salas de reunião, frequentados por líderes e gestores.
Essa medida, além de prezar pela transparência, cria credibilidade para o departamento e mostra sua real contribuição para a lucratividade e bem estar de todos.
Se houver qualquer dúvida sobre como começar a trabalhar o perfil comportamental de seus colaboradores junto ao RH estratégico e obter os melhores resultados, converse com a nossa equipe e conheça nossas soluções em Gestão Comportamental para sua empresa.