Turnover: O Que é e Como ele Impacta o seu Negócio
O turnover nas empresas nem sempre é um dos assuntos que mais incomodam CEOs e líderes como um todo. Muitos, por vezes, nem mesmo sabem do que se trata, e por isso acabam sofrendo as consequências diretamente ligadas a esse termo sem saber como agir ou por que determinados problemas estão afetando a empresa como um todo.
São muitas as formas negativas como o turnover pode impactar seu negócio, e é sobre isso que falaremos nesse artigo. Acompanhe até o final para saber mais.
O que é Turnover?
É sempre importante frisar do que se trata o turnover nas empresas, e nada mais é do que o nível de rotatividade de funcionários.
Trata-se de algo tão importante que conta até mesmo com cálculos específicos para que os responsáveis possam saber se esse nível está alto ou não, de modo a tomarem as devidas providências. E, num primeiro momento, pode parecer que o único problema ligado a ele é o fato de você e seu RH terem que lidar com os incômodos que envolvem demissões e contratações, mas as consequências de não acompanhar o turnover de perto vão muito além.
Conheça as principais delas abaixo e não deixe que afetem seu negócio.
As Principais Consequências do Turnover nas Empresas
SOBRECARGA DE TRABALHO
Um dos principais impactos que o turnover pode causar ao seu negócio é sobrecarregar os colaboradores que ficam na empresa quando outros precisam ser demitidos, principalmente se essas demissões ocorrem com frequência.
Essa sobrecarga atrapalha a produtividade, uma vez que é preciso lidar com suas próprias tarefas e de terceiros, e em pouco tempo fica nítido o estresse de cada funcionário.
PROBLEMAS COM ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS
Uma empresa na qual poucos funcionários conseguem ficar por bastante tempo não é atrativa, afinal os profissionais buscam locais onde possam de fato crescer e criar uma carreira.
Logo, se em seu negócio a taxa de turnover é alta, pessoas de fora dificilmente irão querer fazer parte dele, bem como as pessoas de dentro terão cada vez menos interesse em ficar num local onde não veem futuro.
AUMENTO DOS CUSTOS
E, claro, os custos não deixam de ser outro grande problema do turnover nas empresas, afinal eles estão ligados diretamente às demissões e principalmente às contratações.
Imagine ter que contratar novas pessoas várias vezes ao ano e oferecer treinamentos em cada contratação que fizer? Pode envolver um custo relativamente alto, não é mesmo?
CRIAÇÃO DE CONFLITOS
Por fim, outra consequência, que por vezes é impossível controlar, é a criação de conflitos internos causados pela mudança no clima da empresa.
Uma vez que a rotatividade é grande, os colaboradores a percebem e acabam criando ou espalhando rumores diversos, que afeta o clima organizacional como um todo.
Como Evitar que o Turnover Afete sua Empresa
Para evitar passar por esses e outros problemas, recorra a soluções simples que te ajudem a fazer contratações certeiras e manter os colaboradores que já possui.
Criar um bom ambiente de trabalho e saber ouvir seus funcionários é essencial. Além disso, a melhor saída é contratar pessoas que realmente possuam o perfil adequado às vagas em aberto, utilizando ferramentas de mapeamento comportamental, como o Profiler DISC.
Você quer entender mais sobre os benefícios do Profiler DISC para sua empresa? Fale com a nossa equipe de consultores e conheça a ferramenta utilizada pela Gescon para mapear o perfil dos avaliados e ter acesso aos indicadores de cada um.