Uma equipe desmotivada pode estar entre os principais motivos para o aumento das taxas de rotatividade de uma empresa, gerando muitos prejuízos.
Saber identificar esse fator é muito importante, pois torna-se possível prevenir esse tipo de situação e extrair os melhores resultados da sua equipe. Mas, você sabe como identificar quando um colaborador está desmotivado?
No texto de hoje, abordaremos uma maneira muito interessante de identificar esse fator, acompanhe!
Quando uma equipe está desmotivada percebemos características como a procrastinação, desinteresse, improdutividade, conflitos constantes, entre outros sintomas. Conseguir identificar essas características demonstradas pelos colaboradores, pode ser fundamental para evitar problemas de produtividade em uma empresa.
O setor de Recursos Humanos lida diretamente com a insatisfação dos colaboradores, pois, além de receberem possíveis reclamações, são esses profissionais que trabalham com indicadores como absenteísmo, presenteísmo e turnover. Por isso, é importante que estes profissionais saibam analisar esses índices, identificar a desmotivação da equipe e as causas atreladas a ela e realizar estratégias que impeçam que isso volte a acontecer.
Entre as causas da falta de engajamento e desinteresse, além do baixo nível de satisfação, entre os integrantes de uma organização, podemos citar:
Um ambiente de trabalho pouco estimulante ou com ausência de situações desafiadoras;
Conflitos internos frequentes;
Metas e objetivos utópicos;
Falta de reconhecimento pelos bons feitos e conquistas internas;
Carência de possibilidade de crescimento e plano de carreira, entre outros.
Ao identificar quaisquer que sejam as razões, é possível determinar quais atitudes devem ser mudadas no ambiente de trabalho.
Faça o Mapeamento Comportamental da sua Equipe!
O que muitos gestores não sabem que é possível evitar problemas com desmotivação e falta de engajamento antes mesmo de o colaborador ser contratado, podendo até revertê-lo com mais facilidade e assertividade, caso surja posteriormente.
Uma das formas de se fazer isso é utilizando o Profiler DISC, uma ferramenta assertiva utilizada para mapear o Perfil Comportamental do avaliado, que pode ser utilizada na contratação e na gestão de pessoas, identificando suas aptidões, características comportamentais índicesmotivacionais em diferentes contextos, para detectar o que pode ou não, deixar seus colaboradores mais motivados nas atividades desempenhadas.
O Profiler DISC, é uma das ferramentas mais conceituadas de mapeamento comportamental existentes no mercado, busca analisar o indivíduo com base na Metodologia DISC (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade), que foi o primeiro a ser utilizado em um ambiente empresarial. Ao aplica-la, você descobrirá se o colaborador está de fato desempenhando atividades que condizem com seu perfil comportamental.
Portanto, se você percebe que o nível de motivação dos colaboradores de sua empresa está a abaixo do esperado, passe a utilizar o mapeamento como aliado. Assim, você estará com as informações corretas para realizar as mudanças necessárias. Converse com a nossa equipe agora mesmo sobre os benefícios da ferramenta.